Lajeado inaugura laboratório de inovação e negócios de impacto social

Laboratório de inovação Labilá terá com foco soluções empreendedoras de impacto social
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Lajeado inaugura Labilá, laboratório de inovação e negócios de impacto social, e lança edital Acelera 2.0 para o programa Cidade Empreendedora. Eixos como educação empreendedora, empreendedorismo, inovação social e gestão inovadora serão promovidos. Bem como a desburocratização, treinamento da capacidade empreendedora e ampliação das possibilidades para pequenos negócios.
De acordo com o diretor-executivo da Agência de Inovação e Desenvolvimento Local (Agil), Cristiano Zanin, o edital Acelera 2.0 está aberto a pessoas físicas e jurídicas com ideias de negócios inovadores. “Que tenham soluções inovadoras, tanto para a gestão pública, quanto para resolução de problemas em negócios privados.”

No entanto, o Labilá servirá também para qualificar o ecossistema de inovação com a oportunidade de qualificação de quem tem a intenção de construir uma startup. O Pro_move busca, com este laboratório, incentivar o ambiente colaborativo para discussões de inovação e desenvolvimento sob a ótica compartilhada de empresas e voluntários.

O espaço de laboratório de ideias tem oficinas de aprendizagem, formas de incentivar empresas da cidade a participarem com qualificação de editais da própria prefeitura municipal. Conta com coworking, área de alimentação e salas de conferência.

Expertise do Sebrae no laboratório de inovação e negócios

Conforme o Superintendente do Sebrae André Vanoni de Godoy, é preciso ampliar a ideia, pois o Pro_move tem prêmio nacional de inovação. “As necessidades de cada cidade são diferentes, por isso é tão inovador colher as sugestões e planos de negócio para soluções de problemas sociais.”

Portanto, após o edital lançado, o espaço servirá para aprimoramento. Fazer com que as empresas de Lajeado participem mais dos editais. Programas como Letramento Digital e Trilhas do Empreendedorismo serve para que se possa entender o comportamento empreendedor, que desperta desde o ensino fundamental.
Conforme o objetivo, estimular a criação de ideias para aceleração, limitando até 15 negócios inovadores. O hub servirá para ajudar a mediar esses negócios e solução focadas na cidade de Lajeado.

Labilá laboratório inovação negócios

Segundo a ABRASORVETE, 73,7% dos empresários precisam contratar para áreas que vão da logística ao atendimento e chão de fábrica. Situação é crítica pois setor está com demanda aquecida desde o ano passado.