Juntos Para Competir promove ações na Mesa na Expointer 2023. Para promover as principais riquezas e sabores produzidos em solo gaúcho, o estande do Programa Juntos Para Competir (JPC) na Expointer 2023 realiza uma série de ações.
Elas são voltadas às cadeias produtivas da vitivinicultura, horticultura, pecuária de corte e leite e derivados. Localizado no Pavilhão Internacional da feira, o espaço vai contextualizar e enaltecer algumas das principais riquezas produzidas nas propriedades rurais do Estado, por meio de oficinas diárias além de apresentações com chef de cozinha.
Pratos com cortes de carnes das principais associações de raças juntamente com sessões de degustação e apresentação de técnicas de produção de hortaliças em um espaço de cultivo protegido.
Oriunda de uma parceria desenvolvida há 18 anos pela Farsul, Senar-RS e Sebrae RS, a iniciativa terá como tema “Do Campo à Mesa”, reforçando a trajetória do alimento desde sua origem até o momento de ser servido. “A ideia é mostrar a riqueza desses produtos aos consumidores. Queremos que o público veja a qualidade da produção gaúcha, e entenda as razões pelas quais os produtos desenvolvidos no estado são tão qualificados”, comenta o analista de competitividade setorial do Sebrae RS, Fabiano Nichele. Para isso, cada uma das oficinas vai contar com um especialista que discorrerá sobre as regiões e processos de produção.
Harmonização Juntos Para Competir na Expointer
Ao longo da Expointer 2023, o Programa Juntos Para Competir vai realizar oficinas diárias gratuitas de harmonização. Nos encontros, técnicos do Programa JPC, especialistas do Senac-RS e alguns dos mais relevantes produtores gaúchos de espumantes, vinho (branco e tinto), suco de uva, queijo e doce de leite irão unir conteúdo e sabores em uma experiência imersiva. A atividade vai sensibilizar o consumidor quanto à qualidade dos produtos gaúchos, além de abordar, tecnicamente, as vantagens de consumir o vinho e trazer dicas de harmonização entre os produtos. A iniciativa traz um olhar atento à história e evolução destes produtos em termos de qualidade e mercado, abordando estratégias de agregação de valor e desenvolvimento territorial.
Espaço de Cultivo Protegido
Para dar oportunidade de acesso a novas tecnologias e soluções aos produtores, o Programa JPC apresenta o Espaço de Cultivo Protegido. Também conhecido como “Estufa Modelo”, o ambiente terá o suporte dos técnicos do JPC e do Senar/RS, que farão demonstrações diárias das tecnologias utilizadas para melhoria de produtividade e otimização de processos relacionados à plasticultura, como: sistema de nebulização; irrigação/fertirrigação; iluminação artificial; automatização manual ou remota; rastreabilidade digital; automação da irrigação e controles de umidade do solo; utilização de bioinsumos, dentre outras funcionalidades. Os principais benefícios do modelo estão relacionados à redução do desperdício, melhor utilização de insumos e dos recursos hídricos, mitigação dos prejuízos causados por intempéries climáticas e garantia ampliada da produção com segurança.
Vitrine da Carne Gaúcha
Atração tradicional da Expointer, a Vitrine da Carne Gaúcha busca valorizar a excelência de um dos principais produtos do agronegócio no RS, apresentando ao público a origem dos tradicionais cortes de carne, tipos de subcortes e oportunizando o preparo de receitas. Também será possível conhecer as raças produtoras de carne, através de apresentações realizadas por técnicos das associações de raças produtoras de carnes selecionadas. Serão trabalhados cortes de bovinos, ovinos, suínos e aves, que estreiam na programação. Este é o primeiro ano com a presença da Asgav.
Expointer 2023
Em sua 46ª edição, a Expointer ocorre em Esteio, de 26 de agosto a 3 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil. A feira é uma realização do governo do Estado e dos copromotores Febrac, Fetag, prefeitura de Esteio, Simers, Sistema Farsul e Sistema Ocergs-Sescoop/RS.
Juntos Para Competir Expointer