Jovens do agronegócio do RS se preparam rumo ao Canadá – Os desafios já começaram para um grupo de jovens ligados ao agronegócio no Rio Grande do Sul. Dezoito alunos embarcarão para Vancouver, em março, para vivenciar experiências inéditas no agronegócio canadense.
Tudo começou com um sonho de um filho de agricultores de uma pequena cidade do Rio Grande do Sul chamado Paulo Herrmann. Seu objetivo é transformar o futuro de jovens agricultores e pequenas comunidades no estado. Em uma iniciativa inédita, Herrmann, em parceria com a EMATER RS, lançou o programa Young Farmers, um projeto que abre portas para jovens com perfil de liderança e espírito empreendedor, proporcionando uma experiência internacional transformadora no Canadá.
Com o apoio essencial da EMATER RS e de patrocinadores, além do suporte do Consulado Canadense, através do Trade Commissione, Paulo Orlandi, o programa foi viabilizado pela Canada Intercambio, uma empresa canadense que reuniu todas as partes essenciais e coordenou a logística para tornar a iniciativa uma realidade. No dia 9 de dezembro de 2024, os alunos iniciaram um curso de inglês online ministrado pela SELC Languages School, de Vancouver. Essa etapa será concluída no dia 18 de janeiro de 2025.
A partir de 27 de janeiro, os participantes continuarão os estudos no Brasil, dedicando-se, durante oito semanas, a temas essenciais como comunicação nos negócios internacionais, sustentabilidade, inovação tecnológica e os desafios do setor agrícola. Essa etapa será conduzida pela SELC College.
No dia 29 de março, o grupo embarcará para Vancouver, no Canadá. Durante cinco semanas no país, os alunos se aprofundarão em tópicos avançados relacionados à agricultura familiar canadense e a técnicas sustentáveis. Entre os dias 1º e 5 de maio, os participantes serão alocados em propriedades rurais na província de British Columbia. Lá, terão a oportunidade de vivenciar na prática temas como agropecuária, plantações sustentáveis, criação de animais, entre outros. O objetivo é que as experiências adquiridas no Canadá sejam adaptadas e aplicadas no contexto brasileiro.
O programa contará com alunos de diversas cidades do Rio Grande do Sul, incluindo São Francisco de Paula, Caseiros, Barão, Pelotas, Rio Grande, Ibirubá, Novo Machado, Santo Augusto, Cacique Doble, Saldanha Marinho, Carazinho, Cruz Alta, Cândido Godói, São Paulo das Missões, Sede Nova, Cuiabá e Estrada Velha.
Inscrições Abertas e Expansão do Projeto
Estão abertas as inscrições para a segunda edição do programa Young Farmers! Jovens de 19 a 26 anos interessados em participar, assim como empresas que desejam patrocinar essa iniciativa, podem garantir sua vaga. https://www.canadaintercambio.com/idiomas-e-carreira/carreira-e-negocios/programa-young-farmers-jovens-no-agronegocio/
Jovens do agronegócio do RS se preparam rumo ao Canadá