Abertura da 4ª Jornada da Alimentação reforça potencial do Vale dos Alimentos

A Jornada é um evento nacional que visa aproximar fornecedores de fabricantes, disseminar o conhecimento e facilitar a inovação
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Palestra de abertura destacou inovação, com Ary Bucione. Foto: Frederico Sehn

Lajeado – O tema da 4ª Jornada Técnica do Setor Alimentício (AlimentaAção),”Conhecimento e inovação alimentam o mundo”,  norteou a abertura do evento, realizado nesta terça-feira (26) no Clube Tiro e Caça.

O evento contou com a presença de profissionais do setor, fabricantes, fornecedores, autoridades e imprensa. Em seus discursos de boas-vindas, organizadores do evento e lideranças reforçaram a inovação como diferencial para o crescimento das empresas e a referência do Vale do Taquari no setor de alimentos.

“A Jornada é um evento nacional que visa aproximar fornecedores de fabricantes, disseminar o conhecimento e facilitar a inovação”, destacou Tânia Gräff, líder do Grupo Técnico em Alimentos (GTA) da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e também uma das coordenadoras do evento.

Ao contextualizar a influência do mundo globalizado, pandemia, guerra, avanço da tecnologia e das informações, a farmacêutica e bioquímica enalteceu a importância de inovar. Citou exemplos como o impacto dos ingredientes para agregação de valor e nutrientes para produtos mais saudáveis, ilustrando as inúmeras formas de se diferenciar e consolidar novos mercados.

Também à frente do evento, Gilberto Soares salientou que é a partir da matriz dos alimentos que a riqueza se irradia e induz a diversidade que enriquece e distingue o Vale. “A Jornada da Alimentação segue pelas trilhas do conhecimento e constrói um ambiente de interação amigável entre as pessoas e organizações. Avança para firmar esta região como o Vale conceitual no mapa da produção de alimentos do Brasil”.

A programação é uma iniciativa da Acil, entidade que fomenta o desenvolvimento empresarial. “Aqui se encontra o Vale dos Alimentos. Trocaremos informações, inovações, boas práticas e ideias que podem nos fazer evoluir ainda mais como região”, afirmou a presidente, Graciela Ethel Black.

E ressaltou o apoio: “contem com a Acil para seguirmos propondo ações como estas, cada vez mais conectadas com as instituições da sociedade que ajudam a fazer o nosso Vale do Taquari tão pujante e com tamanha qualidade de vida”.

A força econômica de Lajeado no setor alimentício também foi evidenciada pelo prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, ao observar que sete das dez maiores empresas da cidade atuam neste ramo. Segundo ele, “a consolidação do evento é fundamental para o desenvolvimento das potencialidades de Lajeado e do Vale do Taquari”.

Jornada Técnica Alimentício AlimentaAção

Coordenadora Tânia Gräff destacou aproximação entre setores. Foto: Frederico Sehn

Palestra de abertura

Coube ao engenheiro de alimentos Ary Bucione a primeira palestra da 4ª Jornada Técnica do Setor Alimentício (AlimentaAção). O profissional abordou tipos de inovação e provocou o público a refletir e se encorajar para implementá-la como rotina em suas organizações.

“Na realidade tudo envolve mudança de estratégia e de modelo e não pode ser vista apenas como uma tática. Se a empresa quer inovar tem que respirar isso permanentemente desde a sua direção como o time operacional”, frisou. Uma maneira simples de visualizar o processo pode ser resumido em 4 etapas: ideação, deliberação, decisão e ação. “Inovação sem ação anula todas a três anteriores”, advertiu.

Para ele, as empresas deveriam tentar experimentar mais as novidades aplicando sempre que for compatível com o seu modelo.  “Mas tem que agir externamente também e ouvir mais o consumidor. Atualmente os produtos não são vendidos e sim comprados por um consumidor muito mais informado e ciente de suas vontades e preferências”.

 

A produção reúne depoimentos dos ex-líderes Carlos Calcagnotto, Idalice Manchini e Neure Fedrizzi, como também do atual presidente, Rossano Boff, destacando momentos marcantes e projetos que refletem a força e a relevância da entidade por sete décadas.