Maior empregadora do Brasil, JBS chega a 151 mil colaboradores no país

Companhia é responsável por mais de 16 mil empregos diretos no Rio Grande do Sul.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
JBS empregadora colaboradores

A JBS se consolidou como a maior empregadora do Brasil em 2023, com 151,2 mil colaboradores diretos trabalhando em suas diversas operações no país. Somente entre janeiro e agosto deste ano a companhia gerou 7,3 mil novas vagas, o que representa um aumento de 5% em relação a dezembro de 2022. No Rio Grande do Sul, são mais de 800 vagas em aberto para contratação imediata e 16,7 mil colaboradores ativos atuando diretamente nas unidades gaúchas. Globalmente, a JBS emprega 270 mil colaboradores em suas mais de 400 unidades produtivas e escritórios espalhados por 20 países.

A JBS concluiu em 2023 importantes investimentos em alimentos preparados no Brasil, com o início das operações das duas primeiras linhas de empanados e uma de salsicha na nova fábrica da Seara no estado do Paraná. A companhia também retomou as atividades da unidade industrial da Friboi localizada na cidade de Juara, no Mato Grosso, e anunciou a criação de 1,4 mil novos postos de trabalho com a recuperação e modernização da unidade de Diamantino (MT).

“Temos consciência de que exercemos um papel importante para a geração de emprego e renda em diversas regiões, com impacto especialmente positivo nas pequenas cidades em que estamos. Em muitas delas, somos o principal polo empregador e o nosso crescimento impulsiona o crescimento econômico dessas regiões”, afirma Gilberto Xandó, presidente da JBS Brasil. Para além dos números, a criação de empregos reflete diretamente na possibilidade de melhoria de vida para muitas pessoas. É o caso de da jovem aprendiz, Thalana Rodrigues de Souza, que está há 7 meses trabalhando na unidade da companhia no Desvio Rizzo, em Caxias do Sul (RS). “Esta é a primeira oportunidade na minha vida profissional. Estou conhecendo novas possibilidades para o meu futuro. Trabalhar numa empresa como a JBS me trouxe novos conhecimentos e me proporcionará crescimento pessoal e profissional”, destacou.

A posição como principal empregadora do Brasil reforça o papel de relevância para a economia nacional. Levantamento produzido pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) via Nereus (Núcleo de Economia Regional e Urbana da Universidade de São Paulo), divulgado na semana passada, mostrou que a JBS e as cadeias produtivas ligadas a ela no Brasil já movimentam o equivalente a 2,10% do PIB (Produto Interno Bruto) e contribuem para a geração de 2,73% dos empregos do país.

No Rio Grande do Sul, o estudo aponta que a JBS e as cadeias produtivas ligadas a ela movimentaram, em 2020, o equivalente a 1,6% do PIB (Produto Interno Bruto) gaúcho e contribuíram para a geração de 2,7% dos empregos do Estado.

Em números totais, o impacto da JBS no PIB gaúcho foi de R$ 7,3 bilhões, assim como a empresa gerou 166.383 empregos diretos, indiretos e induzidos. A importância das atividades da JBS é ainda mais expressiva quando destacada a operação da Seara no Estado, que gerou 78.104 empregos. A JBS está conta com unidades em 10 municípios gaúchos: Canoas, Caxias do Sul, Garibaldi, Montenegro, Nova Santa Rita, Passo Fundo, Roca Sales, Seberi, Três Passos e Trindade do Sul, com forte atuação nas indústrias de aves e suínos e na produção de alimentos preparados.

 

Sobre a JBS no RS

 

A JBS possui operação em 22 cidades do Rio Grande do Sul, entre fábricas, centros de distribuição e granjas das unidades de negócios Seara, Excelsior e JBS Couros. Conta com mais de 16 mil colaboradores em todo o Estado e mais de 2.500 produtores rurais integrados. Segundo pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a JBS e as cadeias produtivas ligadas a ela no Rio Grande do Sul movimentaram, em 2020, o equivalente a 1,6% do PIB gaúcho e a Companhia contribuiu para a geração de 2,7% dos empregos do Estado.

Confira sobre oportunidades de emprego, pelo link: https://valoresdors.com.br/noticias/jbs-contrata-850-vagas/

 

JBS empregadora colaboradores

 

A produção reúne depoimentos dos ex-líderes Carlos Calcagnotto, Idalice Manchini e Neure Fedrizzi, como também do atual presidente, Rossano Boff, destacando momentos marcantes e projetos que refletem a força e a relevância da entidade por sete décadas.