Interdição da ponte na BR-116 afeta logística e economia da Serra Gaúcha – O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS) fez apelo urgente quanto a um dos principais gargalos logísticos para a retomada da economia gaúcha. A entidade pede que o governo Federal acelere a reconstrução da ponte da BR-116 sobre o Rio Caí, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis.
A travessia, localizada no km 174 da rodovia, está interditada desde 12 de maio. A estrutura sofreu danos severos causados pela força das águas, que comprometeram um dos pilares centrais da ponte. De acordo com o Setcergs, a interdição gera grandes desafios para os transportadores. Os veículos enfrentam um desvio de 80 km via São Sebastião do Caí, fato que causa impactos negativos na economia local e no fluxo de visitantes para a região das Hortênsias.
Diretora Efetiva do SETCERGS, Betina Kopper afirma que a rota é essencial para a logística da região, impactando diretamente o transporte de produtos como leite e calçados, além de ser uma via crucial para turistas e residentes. “em a ponte, o desvio pelo interior tem causado congestionamentos e prejuízos significativos, além de afetar o acesso a serviços e o transporte escolar.”
A previsão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para conclusão é até fevereiro de 2025. No fim de julho, a empresa Construtora Cidade, de Porto Alegre, implodiu o que restava da estrutura. O DNIT investe R$ 31 milhões na nova estrutura, mas o nível alto do rio dificulta o progresso das obras. Além disso, havia a previsão de instalação de uma ponte provisória, o que foi descartado.
O Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul – SETCERGS foi fundado em agosto de 1959. O órgão representa o setor patronal do transporte rodoviário de cargas com base territorial na maior parte do Estado do Rio Grande do Sul.