Instituto Crescer Legal inicia atividades de 2025 com oito turmas

Programa de Aprendizagem Profissional Rural envolverá 169 adolescentes durante todo o ano em sete municípios da Região Sul do País.
Instituto Crescer Legal inicia atividades de 2025 com oito turmas
Arroio do Padre é um dos municípios gaúchos contemplados no programa

Instituto Crescer Legal inicia atividades de 2025 com oito turmas – Com cinco turmas no Rio Grande do Sul, duas em Santa Catarina e uma no Paraná, o Instituto Crescer Legal abriu na última semana as atividades do Programa de Aprendizagem Profissional Rural de 2025. Até o mês de dezembro, 169 jovens aprendizes vão participar do curso de Gestão Rural e Empreendedorismo no contraturno escolar. Neste ano, as turmas abrangem os municípios gaúchos de Arroio do Padre, Gramado Xavier, Passa Sete (com duas turmas) e Vera Cruz, além de Canoinhas e Itaiópolis, em Santa Catarina, e São João do Triunfo, no Paraná.

As atividades acontecem de março a dezembro em espaços cedidos pelas prefeituras envolvidas. “É com muita satisfação que consolidamos nossa atuação em toda a Região Sul do Brasil, desta vez com oito turmas. Será um ano de muito aprendizado para esses jovens e queremos agradecer aos nossos parceiros e associadas que vão viabilizar essa primeira oportunidade de qualificação profissional”, comenta o diretor presidente do Instituto, Valmor Thesing.

Os participantes são contratados como jovens aprendizes pelas indústrias associadas e apoiadoras do Instituto Crescer Legal e recebem salário proporcional a 20 horas semanais, mas ao invés de trabalharem nas empresas, participam do curso de gestão e empreendedorismo no contraturno escolar, com atividades teóricas e práticas concomitantes conduzidas pelo Instituto em suas comunidades. Além de cederem espaços para a realização do curso, as prefeituras também providenciam alimentação e logística de transporte diário.

Confira as turmas do Rio Grande do Sul:

Arroio do Padre (RS)

20 aprendizes

Sede: EMEF Benjamin Constant (Sede)

Educador: Adriano Emmel

Gramado Xavier (RS)

25 aprendizes

Sede: EMEF Tomás Antônio Gonzaga (Pinhal São Francisco)

Educador: Lenen Peterson

Passa Sete (RS)

40 aprendizes

Turma I: EMEF José Rech (Pitingal)

Turma II: EMEF Silvano Luiz da Silva (Campo de Sobradinho)

Educador: André Tiago Skolaude

Vera Cruz (RS)

26 aprendizes

Sede: EMEF Jacob Blész (Linha Henrique D’Ávila)

Educadora: Alini Luza Morais

Sobre o Instituto

Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal foi fundado em 23 de abril de 2015. Com a validação do Ministério do Trabalho, construída por meio do engajamento ao Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional e à Coordenação da Aprendizagem em cada estado, o inovador método do Programa de Aprendizagem Profissional Rural alia educação profissional e renda. Desde que foi implementado, em 2016, o Programa de Aprendizagem Profissional Rural já beneficiou mais de mil adolescentes do campo.

Instituto Crescer Legal inicia atividades de 2025 com oito turmas