Instituto Caldeira fecha parceria com Work Shift – O Instituto Caldeira, hub de inovação e negócios localizado em Porto Alegre (RS), anuncia uma parceria com o Work Shift, plataforma digital de notícias e análises sobre educação e mercado de trabalho. O objetivo da colaboração é aprofundar o debate sobre os desafios da educação formal e sua conexão com as demandas da nova economia. A parceria incluirá a gravação de um episódio especial do podcast The Cusp, do Work Shift, com a participação de Felipe Amaral, Diretor do Campus Caldeira, braço do instituto voltado a iniciativas educacionais, durante o South Summit Brazil 2025, que acontece em Porto Alegre entre os dias 9 e 11 de abril.
O Work Shift surgiu para preencher uma lacuna na cobertura jornalística sobre educação e trabalho, destacando a necessidade de repensar a formação profissional em um cenário de rápidas transformações econômicas e tecnológicas. “A compreensão do que significa sucesso na educação pós-secundária mudou drasticamente: não basta ter acesso e concluir um curso se os diplomas não resultam em boas carreiras, mobilidade econômica e melhor qualidade de vida”, destaca o texto de apresentação no site da plataforma.
A parceria com o Instituto Caldeira se alinha a essa visão. Dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontam que 60% dos jovens brasileiros entre 18 e 24 anos estão desempregados, mesmo com formação técnica ou superior. O Caldeira busca reduzir essa lacuna por meio de programas como o Geração Caldeira e o Futuros Possíveis – Summer Job, que conectam jovens talentos a oportunidades reais de emprego.
Uma pesquisa recente com empresas contratantes de formandos do Geração Caldeira reforça o impacto da iniciativa: 73,7% dos gestores avaliaram com nota máxima a recomendação dos jovens do programa, enquanto as médias de avaliação indicam que eles demonstram alto desempenho técnico (4,37), habilidades comportamentais (4,58) e adaptação ao ambiente corporativo (4,42), em uma escala de 1 a 5.
“O futuro do trabalho está em constante transformação, e a formação de jovens muitas vezes ainda os prepara para um mundo que já não existe mais”, afirma Felipe Amaral, do Instituto Caldeira. “É essencial que a educação profissional e tecnológica esteja alinhada às necessidades do mercado, com experiências imersivas que aproximem os jovens de oportunidades concretas.”
A colaboração entre o Instituto Caldeira e o Work Shift envolverá a publicação de uma reportagem exclusiva no Work Shift sobre as iniciativas do hub; a publicação mensal de um artigo assinado pelo Work Shift no blog do Instituto Caldeira; a realização de um encontro virtual entre líderes do Work Shift, do Instituto Caldeira e de outras instituições do Brasil e dos Estados Unidos para debater a educação profissionalizante na economia digital; e a contribuição do Caldeira com sugestões de temas relevantes na América Latina para a newsletter global do Work Shift.
A parceria está centrada na figura de Paul Fain, cofundador do Work Shift e um dos principais jornalistas norte-americanos especializados na relação entre educação e mercado de trabalho. Fain foi editor sênior do Inside Higher Ed, onde cobriu temas como inclusão de estudantes de baixa renda, inovação na educação e políticas públicas. Atualmente, ele é editor da newsletter The Job e apresentador do podcast The Cusp. Fain será um dos convidados deste ano na Semana Caldeira, evento anual do instituto, que em 2025 acontece entre 29 de setembro e 3 de outubro.
“O Instituto Caldeira é um projeto importante”, destaca Fain. “Ao buscar criar mais oportunidades de carreira para os jovens no dinâmico mercado de tecnologia, o hub oferece lições que são relevantes tanto aqui nos Estados Unidos quanto em todo o mundo. O Work Shift está animado para continuar aprendendo com essa iniciativa inteligente e criativa para fortalecer a conexão entre educação e trabalho.”
Instituto Caldeira fecha parceria com Work Shift