Instituto BRF lança desafio para reduzir o desperdício de alimentos – O Instituto BRF, organização que promove iniciativas de impacto social, lança o Desafio IBRF Perda Zero. A ação foi desenvolvida em parceria com o HUB BRF e busca soluções inovadoras para reduzir a perda e o desperdício de alimentos nas comunidades em que a BRF, dona das marcas Sadia, Perdigão e Qualy, está presente.
Podem enviar propostas startups, organizações da sociedade civil (OSC), cooperativas e instituições de ensino sem fins lucrativos que estejam devidamente registradas e atuando há pelo menos dois anos no Brasil, de acordo com a legislação vigente. Os selecionados receberão apoio financeiro, orientação técnica do Instituto BRF e do Hub BRF e a oportunidade de estabelecer parcerias com comitês locais de impacto social. Ao todo, serão investidos R$ 400 mil na implementação das soluções.
Os projetos selecionados serão executados nas cidades de Lajeado (RS), Toledo (PR), Lucas do Rio Verde (MT), Uberlândia (MG), Rio Verde (GO) e Concórdia (SC), onde a BRF possui unidades produtivas, e devem contemplar pelo menos um dos eixos temáticos :
Soluções para a agricultura: iniciativas que ajudem pequenos produtores a reduzir perdas como capacitação em boas práticas, gestão de produção e tecnologias inovadoras.
Soluções para comunidades: novas abordagens que ajudem a minimizar desperdícios como modelos de negócios sustentáveis que reaproveitam alimentos, redirecionamento de alimentos, sistemas de colheita urbana, bancos de alimentos, entre outros.
As propostas devem atuar nos formatos: formação continuada, fortalecimento de organizações, criação de redes e empreendedorismo e geração de renda.
Raquel Ogando, diretora executiva do Instituto BRF, ressalta que o Desafio Perda Zero reflete o compromisso do Instituto BRF em gerar impactos positivos nas comunidades onde está presente. “Apoiando iniciativas que combatem o desperdício de alimentos, contribuímos não só para a sustentabilidade do planeta, mas também para o bem-estar das pessoas. Nosso objetivo vai além da redução de perdas; buscamos promover o desenvolvimento socioeconômico e fortalecer a segurança alimentar nas regiões onde atuamos”, acrescenta.
Na seleção, serão considerados critérios diferenciadores como a presença de sede ou filial em um dos seis municípios participantes. Também será valorizada a clareza dos riscos e premissas necessários para uma implementação bem-sucedida, além do estabelecimento de parcerias com organizações locais para a execução do projeto. Haverá preferência por Startups e Organizações lideradas por pessoas que se identifiquem como pretos, pardos, indígenas, mulheres cisgênero, mulheres transgênero, homens transgênero e/ou pessoas com deficiência. A relevância do impacto social ou ambiental gerado pelo projeto será igualmente analisada, assim como o legado que deixará para a organização e o município.
As inscrições estão abertas e devem ser feitas por meio de formulário disponível na plataforma de seleção de projetos do Instituto BRF neste link. O prazo final para inscrições é 29 de novembro, e os selecionados serão anunciados até 12 de fevereiro de 2025.
Instituto BRF lança desafio para reduzir o desperdício de alimentos