Instituto BRF e Instituto Ayrton Senna se unem para reduzir déficit educacional

BRF investe R$ 5 milhões no treinamento de educadores para desenvolver habilidades socioemocionais e cognitivas dos alunos, iniciando pelo Rio Grande do Sul
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Brasil – O Instituto BRF (IBRF) e o Instituto Ayrton Senna (IAS) se uniram em uma iniciativa inédita para ajudar a reduzir a defasagem educacional que impactou milhares de estudantes durante a pandemia.

Por isso, a Companhia está investindo R$ 5 milhões em um programa iniciado no Rio Grande do Sul que busca garantir um processo de alfabetização associado ao desenvolvimento socioemocional das crianças.

A parceria se soma às muitas ações já realizadas desde 2020, de modo a combater os efeitos da crise sanitária global e integrar a nova frente de atuação do Instituto BRF, com foco em educação e empregabilidade, contribuindo com soluções para desafios como o desemprego e a evasão escolar.

“Um levantamento realizado pelo Todos pela Educação apontou que 40,8% das crianças brasileiras entre 6 e 7 anos não sabiam ler ou escrever em 2021, ante 25,1% em 2019. É um dado preocupante que mostra os impactos da pandemia em crianças e jovens, especialmente os mais vulneráveis. Sabemos que a Educação é a base para um futuro mais justo e próspero, por isso, apoiamos a mobilização para recuperar essa defasagem e gerar mais oportunidades”, ressalta Grazielle Parenti, presidente do Instituto BRF e vice-presidente global de Relações Institucionais e Sustentabilidade da BRF.

A ação tem como foco principal a etapa da alfabetização. Já foram iniciados os encontros formativos online que levam aos educadores o conceito da alfabetização integral e boas práticas para recuperação da aprendizagem, além de implementado um projeto em dez escolas para ajustar as metodologias inovadoras do Instituto à realidade do Estado. A expectativa é alcançar cerca de 9 mil educadores e mais de 200 mil estudantes.

“A pandemia deixou sérios déficits, especialmente na alfabetização. Acreditamos que o caminho mais ágil para reverter esse quadro será por meio de uma educação integral, que desenvolve o estudante em sua integralidade, considerando aspectos cognitivos e socioemocionais. A parceria com o Rio Grande do Sul e o Instituto BRF possibilita que enfrentemos esses desafios a partir de uma visão 360° da criança”, afirma Roberto Campos de Lima, vice-presidente de Expansão e Relações Institucionais do Instituto Ayrton Senna.

Outra ação envolverá os anos finais do Ensino Fundamental, com o objetivo de desenvolver habilidades socioemocionais nos estudantes e incorporar essas competências nas políticas públicas de educação do Estado.

O projeto Diálogos Socioemocionais focará especialmente em professores que trabalham com adolescentes e estimula estudantes a planejar suas jornadas de desenvolvimento com base em seus interesses e objetivos pessoais. O programa contará com 60 educadores multiplicadores e poderá alcançar 222 mil estudantes.

Assim, entre as duas ações, mais de 400 mil alunos da rede de ensino do Rio Grande do Sul devem ser beneficiados pela iniciativa.

Sobre o Instituto BRF
Fundado em 2012 pela BRF, o Instituto BRF é uma associação privada que direciona de forma estratégica os investimentos sociais da Companhia.

O objetivo é dar suporte às iniciativas cidadãs que contribuem para o desenvolvimento das comunidades localmente.

Desde a sua criação, por meio das ações de voluntariado e projetos de investimento direto, o Instituto BRF já impactou meio milhão de pessoas, mobilizou 30.000 voluntários e realizou mais de 2 mil ações sociais em 60 cidades ao redor do País.

Sobre a BRF

Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF está presente em mais de 117 países. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas e seus pets em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa.

Dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy, a Companhia pauta suas ações nos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade.

A empresa baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 100 mil colaboradores no mundo, mais de 350 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.

Sobre o Instituto Ayrton Senna

Há mais de 25 anos, o Instituto Ayrton Senna contribui para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio da educação.

Nossa missão é desenvolver o ser humano por inteiro, preparando para a vida no século 21 em todas as suas dimensões. Impulsionados pela vontade do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna de construir um Brasil melhor, atuamos em parceria com gestores públicos, educadores, pesquisadores e outras organizações para construir políticas e práticas educacionais baseadas em evidências.

Estamos em permanente processo de inovação, continuamente investigando novos conhecimentos para responder aos desafios de um mundo em constante transformação.

Partindo dos principais desafios da educação identificados por gestores e educadores com quem trabalhamos no dia a dia, produzimos, sistematizamos e validamos conhecimentos críticos para o avanço da qualidade da educação, em um trabalho conjunto com as redes públicas de ensino.

Todo o conhecimento produzido é compartilhado com mais atores por meio de iniciativas de formação, disseminação, cooperação técnica e transferência de tecnologia.

Nossas ações são financiadas por doações, recursos de licenciamento e por parcerias com a iniciativa privada. Considerando nossas iniciativas voltadas para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, anualmente, apoiamos a formação de cerca de 130 mil profissionais e beneficiamos a educação de mais de 3 milhões de alunos.BRF investe R$ 5 milhões no treinamento de educadores para desenvolver habilidades socioemocionais e cognitivas dos alunos, iniciando pelo Rio Grande do Sul

De acordo com o IBGE, o custo médio da construção no Brasil tem aumentado em cerca de 7% ao ano. Muitos desses aumentos estão relacionados a atrasos, retrabalhos e escolhas inadequadas de materiais, que podem ser evitadas com gerenciamento profissional.