Innova Steel ergue modelo casa doada ao RS na Expointer – O público da 47ª edição da Expointer pode ver em primeira mão uma casa-modelo do projeto RennovaSul. A iniciativa doará 200 moradias a vítimas das enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul no último mês de maio.
A ação do é do Grupo Innova Steel, pioneiro em construção a seco no Brasil. A empresa marca presença nesta que é uma das maiores feiras agropecuárias do país, que marca a reconstrução do Estado. O modelo estará liberado à visitação durante todo o evento.
No local, a empresa disponibiliza informações sobre o projeto e sobre o método rápido de construção das casas, que serão erguidas em até 120 dias a partir da entrega da fundação. “A Expointer 2024 é mais um passo em direção à superação do que aconteceu em maio. Estamos lado a lado ao povo gaúcho e, por isso, trouxemos para a feira uma das casas que serão doadas. O objetivo é fomentar um dos principais pilares do projeto, que é o senso de pertencimento e comunidade”, afirma Caroline Siqueira, sócia-fundadora e vice-presidente da empresa.
A unidade em exibição na feira foi construída em apenas três dias. A velocidade decorre da tecnologia Steel Frame, que usa perfis de aço para as estruturas das edificações e um sistema de fechamento com chapas cimentícias e de gesso. A técnica inclui o material responsável pelo aprimoramento acústico e térmico, bem como itens relativos à parte hidráulica e elétrica. Dentro da casa, uma equipe do Grupo Innova Steel explica aos visitantes o método sustentável de construção, que vem cresce no mercado brasileiro.
Projeto RennovaSul
O Grupo Innova Steel criou o Projeto RennovaSul em parceria com o Instituto Bandeirantes e apoio do Governo do Estado. A iniciativa viabiliza a construção de 200 casas para vítimas das enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul.
O governo gaúcho cedeu os terrenos para as construções das moradias, nas cidades de Igrejinha, Cruzeiro do Sul e São Sebastião do Caí. “Conseguimos entregar residências de qualidade em um curto intervalo de tempo. Foi isso que levou à realização do projeto que agora vemos saindo do papel. O povo do Rio Grande do Sul tem pressa em retomar a rotina e a normalidade. É o que vamos entregar até o fim do ano”, destaca Heverton Cardoso, CEO da empresa.
O Grupo começou a produção dos componentes para as casas na fábrica de São Paulo. A empresa fará outra parte da produção diretamente no Rio Grande do Sul, incentivando também a economia local. As casas construídas terão a cozinha integrada à sala de estar, dois quartos e um banheiro, divididos em uma área de 36m². O custo estimado para as moradias gira em torno de R$22 milhões.
Para ajudar no projeto, a Innova Steel promoveu um leilão beneficente no dia 19 de agosto, em São Paulo, que reuniu empresários, artistas e influenciadores. O evento arrecadou mais de R$ 1 milhão, em lotes que incluíam experiências no GP São Paulo de Fórmula 1, camisetas autografadas por craques do São Paulo, Palmeiras e Corinthians, chuteira do Neymar, uma mentoria com Paulo Vieira, entre outras atividades exclusivas em shows e até em um hotel de alto padrão.
Sobre o Grupo Innova Steel
Fundado em 2012, o Innova Steel é o maior grupo totalmente verticalizado no segmento da construção industrializada no Brasil. Importou a utilização do Steel Frame dos Estados Unidos, adaptando às necessidades do mercado nacional e latino-americano. Liderado pelos irmãos Heverton Cardoso e Caroline Siqueira.
Tem como propósito criar um novo padrão na construção civil, rompendo com o convencional e trazendo soluções inovadoras para o mercado. A empresa, formada por seis marcas, soma mais de 570 mil m2 de obras realizadas.
Após reformulação, em 2023, fazem parte do Grupo Innova Steel hoje: a PlacLux, que fabrica materiais para construção a seco; as Lojas Steel Home, que vendem esses produtos e as principais marcas através de lojas próprias e franqueadas; a Steel Pro, responsável pelo Centro de Formação para profissionais da área; a Innova Capital, um fundo de investimentos voltado ao setor de construção; a Steel Tech, que trabalha com engenharia e execução de obras; e o ENICS – o Encontro Nacional da Inovação na Construção a Seco, que é o principal evento de fomento ao crescimento e incentivo à inovação dentro do mercado da construção industrializada.