Indústria do calçado começa a vender para o segundo semestre do ano – Na próxima semana, de 13 a 15 de maio, em Gramado (RS), no Centro de Eventos do Serra Park, acontece o SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado, com a exposição das principais coleções primavera/verão de 220 marcas. A expectativa tanto da indústria como do varejo é que este será o momento nervoso da comercialização anual, já que estes lançamentos para a temporada quente do ano representam cerca de 70% dos negócios setoriais. “E este é o momento certo para compras, pois com o resultado das vendas do Dia das Mães, o lojista deve vir bem animado para conhecer e comprar as novas coleções, diz Roberta Pletsch, diretora da Merkator Feiras e Eventos, promotora da feira.
Com este mesmo otimismo está a lojista baiana Rosângela Oliveira da Silva, da Aredda, com lojas em cidades de Ipirá, Feira de Santana, e Brasília que assegura que vem ao Rio Grande do Sul com excelentes expectativas de compras já que a feira sempre oferece um mix de opções para montar vitrines e estoques qualificados. “Participamos de todas as edições do SICC, o que contribuiu muito para o crescimento dos nossos negócios. Em Gramado, além do trabalho, o ambiente apresenta toda uma atmosfera para estreitar o networking.”, diz ela. Arremata afirmando, “temos a chance de confraternizar à noite: quando trocamos o talão e a caneta, pela tábua de frios e uma taça de vinho sempre acompanhada de boas conversas”, diz ela.
Os Expositores
Marcas renomadas da indústria avalizam este evento com calçados e acessórios especialmente desenvolvidos para a próxima temporada. Entre elas estão: Beira Rio, Grendene, Lia Line, Bebecê, Orcade, Werner, Ferracini, Opananken, Jota Pe, Ferrucci, Bottero, Kipling, Cravo e Canela, Penalty, Ala/Zatz, WJ Acessórios, Bloompy, Novopé, Mormaii, La Femme, Rafitthy, entre outras. “As presenças destas marcas expressivas garantem o abastecimento do comércio especializado, oferecendo ao lojista uma oportunidade ímpar de efetuar compras para o segundo semestre do ano, apresentando as tendências de moda ao consumidor final”, diz Roberta Pletsch. Ela destaca ainda as participações de dois grupos de micro e pequenas empresas: a Estação Moda RS, e o Três Coroas Shoes. As empresas destes grupos sempre dão um toque especial nas feiras com produtos exclusivos e de muita criatividade.
A expectativa é de bons negócios como diz Mateus Guiraldelli, coordenador de venda da Jota Pe, que pretende ampliar a carteira de clientes da fábrica. Da mesma opinião é Ina Rocha, diretora de Estilo da Cravo e Canela, que espera que a feira amplifique a visibilidade da marca, estabelecendo novas conexões com o mercado.
Indústria do calçado começa a vender para o segundo semestre do ano