Indústria de limpeza cresce 10,9% no 1º semestre

Dados foram apurados pela Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso de Doméstico e de Uso Profissional (Ablipa), com base nas informações da Pesquisa Industrial Mensal do IBGE.
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Indústria de limpeza

Indústria da limpeza cresce 10,9% no 1º semestre – O setor de produtos de limpeza fechou o 1º semestre de 2024 com alta de 10,9% na produção física. Os dados foram apurados pela Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso de Doméstico e de Uso Profissional (Ablipa), com base nas informações da Pesquisa Industrial Mensal do IBGE. O índice é superior ao crescimento geral da indústria no ano, que evoluiu 2,6% na comparação com os seis primeiros meses de 2023.

Diretor-executivo da ABIPLA, Paulo Engler destaca os fatores que contribuem para esse crescimento. Entre eles estão a chegada de novos produtos ao mercado, fruto do constante investimento em Pesquisa e Desenvolvimento por parte da indústria, e a queda no desemprego, em um nível macroeconômico. “Mas acredito que o principal impulso para a alta seja a estabilização de preços de insumos e energia para os fabricantes, que conseguiram repassar a redução dos custos industriais ao consumidor.”

A inflação dos produtos de limpeza fechou o 1º semestre negativa em -1,44% conforme dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC. Isso significa que os preços dos produtos nas prateleiras estão mais baixos do que no ano passado. No acumulado de 12 meses, a queda de preços foi ainda maior, com retração de 3,39%. Para efeito de comparação, no semestre, a inflação nacional pelo mesmo índice foi de 2,68% e, nos 12 meses, de 3,7%.

“Nossos produtos são muito sensíveis a preços e, especialmente em 2021 e 2022, a indústria de produtos de limpeza enfrentou altas expressivas nos custos de energia e combustíveis, além da instabilidade no fornecimento de insumos. Isso acelerou a inflação setorial”, ressalta o diretor-executivo. Segundo ele, com a estabilização da cadeia produtiva, a indústria teve a oportunidade de repassar a redução de custos ao consumidor.

 

Confiança positiva

Os resultados estão em linha com os dados apurados na edição de julho do ICEI Setorial – Índice de Confiança do Empresário Industrial. Eles apontam que a confiança do empreendedor do ramo de “Perfumaria, limpeza e higiene pessoal” está em 52,6. Índices acima de 50 indicam confiança e, abaixo, sugerem pessimismo. A confiança geral da indústria está em 50,1.

Além disso, o bom momento reflete no número de empregos do setor. Com 93 mil trabalhadores formais diretos, os fabricantes de produtos de limpeza estão com saldo positivo de contratações em 2024. O setor se manteve com alta nos índices de empregos mesmo nos períodos críticos da pandemia.

 

Sobre a ABIPLA

Fundada em 1976, a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA) representa os fabricantes de sabões, detergentes, desengordurantes, produtos de limpeza, polimento e inseticidas domissanitários. A entidade promove discussões sobre competitividade, inovação, saúde pública, marcos regulatórios e consumo sustentável. O setor movimenta R$ 32 bilhões anuais e responde por cerca de 92 mil empregos diretos.