Antes da tragédia, Índice de Confiança dos Empresários do Comércio Gaúcho já recuava – A Fecomércio-RS divulga a edição de maio do Icec-RS, o Índice de Confiança dos Empresários do Comércio Gaúcho. A pesquisa é da CNC e foi realizada nos últimos 10 dias do mês de abril, em Porto Alegre. Deste modo, os dados avaliados precedem a crise das cheias no estado. O índice registrou 105,8 pontos, o que representou uma queda de 3,7% em relação ao mês anterior. Na comparação com o mesmo período de 2023 o índice teve queda de 4,6%.
A queda na margem refletiu o recuo de todos os subíndices do Icec-RS avaliados na pesquisa. O Índice de Condição Atual (ICAEC) caiu 2,7% na margem, para 83,9 pontos. Em comparação ao mesmo período de 2023 a queda foi de 1,5%. Em 65,0% dos casos os entrevistados acreditam que a situação atual da economia está pior, enquanto os demais 35,0% relataram melhora. Para o Índice de Investimentos (IIEC), o recuo marginal foi de 2,1%, registrando 105,2 pontos. Em relação ao mesmo período do ano passado houve alta de 0,7%.
No eixo das Expectativas, o respectivo Índice (IEEC) registrou 128,3 pontos, o que representou uma queda de 5,5% na comparação marginal. Em relação a maio de 2023 o índice teve baixa de 10,3%. Em relação às Expectativas para a Economia, 64,5% dos entrevistados esperam alguma melhora nos próximos meses, ao passo que os demais 35,5% esperam piora.
“A situação antes da tragédia a que fomos submetidos já mostrava uma queda na confiança no fim de abril, que tinha na pauta tributária do Estado o centro de todas as discussões. O cenário é outro, e se antes o Icec-RS já mostrava uma revisão da confiança, as próximas leituras devem capturar a extensão do impacto da crise a que fomos repentinamente submetidos”, comentou o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.
Confiança Empresários Comércio Gaúcho