Índice de Confiança dos Empresários do Comércio Gaúcho já recuava antes da catástrofe

Edição de maio ainda não capturava período das cheias e inundações no estado.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Confiança do empresariado do varejo tem segunda alta seguida

Antes da tragédia, Índice de Confiança dos Empresários do Comércio Gaúcho já recuava – A Fecomércio-RS divulga a edição de maio do Icec-RS, o Índice de Confiança dos Empresários do Comércio Gaúcho. A pesquisa é da CNC e foi realizada nos últimos 10 dias do mês de abril, em Porto Alegre. Deste modo, os dados avaliados precedem a crise das cheias no estado. O índice registrou 105,8 pontos, o que representou uma queda de 3,7% em relação ao mês anterior. Na comparação com o mesmo período de 2023 o índice teve queda de 4,6%.

A queda na margem refletiu o recuo de todos os subíndices do Icec-RS avaliados na pesquisa. O Índice de Condição Atual (ICAEC) caiu 2,7% na margem, para 83,9 pontos. Em comparação ao mesmo período de 2023 a queda foi de 1,5%. Em 65,0% dos casos os entrevistados acreditam que a situação atual da economia está pior, enquanto os demais 35,0% relataram melhora. Para o Índice de Investimentos (IIEC), o recuo marginal foi de 2,1%, registrando 105,2 pontos. Em relação ao mesmo período do ano passado houve alta de 0,7%.

No eixo das Expectativas, o respectivo Índice (IEEC) registrou 128,3 pontos, o que representou uma queda de 5,5% na comparação marginal. Em relação a maio de 2023 o índice teve baixa de 10,3%. Em relação às Expectativas para a Economia, 64,5% dos entrevistados esperam alguma melhora nos próximos meses, ao passo que os demais 35,5% esperam piora.

“A situação antes da tragédia a que fomos submetidos já mostrava uma queda na confiança no fim de abril, que tinha na pauta tributária do Estado o centro de todas as discussões. O cenário é outro, e se antes o Icec-RS já mostrava uma revisão da confiança, as próximas leituras devem capturar a extensão do impacto da crise a que fomos repentinamente submetidos”, comentou o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.

 

Confiança Empresários Comércio Gaúcho

A produção reúne depoimentos dos ex-líderes Carlos Calcagnotto, Idalice Manchini e Neure Fedrizzi, como também do atual presidente, Rossano Boff, destacando momentos marcantes e projetos que refletem a força e a relevância da entidade por sete décadas.