Ibovespa fecha em queda após Fed indicar juros altos

Bolsas mundiais caíram, derrubando Ibovespa, após Fed indicar mais aumentos de juros; dólar sobe.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Ibovespa Fed juros altos

Mesmo com Selic menor, Ibovespa fecha em queda após Fed indicar juros altos. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil decidiu na Super Quarta (20) por mais um corte de 0,50 ponto percentual nos juros básicos da economia, confirmando 12,75% ao ano.

Os mercados mundiais, no entanto, amanheceram negativos nesta quinta-feira (21), um dia depois que o Federal Reserve sinalizou um novo aumento na taxa de jueros este ano. Juntamente com as projeções dos juros, o Fed também aumentou acentuadamente as suas expectativas de crescimento econômico.

 

Perdas consideráveis na Ibovespa após

juros altos da Fed

Petrobras (PETR4), Vale (VALE3), Renner (LREN3) e Hapvida (HAPV3) puxaram queda geral da Bolsa após decisões de juros dos EUA. O encerramento do pregão de ontem já dava a nota de hoje: as coisas não seriam fáceis. E não foram. O que se viu foram quedas por todos os lados. Quase ninguém escapou, com o sentimento pesando após o discurso mais duro de Jerome Powell, presidente do Fed, ontem. Hoje, de quebra, Republicanos bloquearam próprio projeto de gastos para evitar a paralisação do governo dos EUA, que se aproxima.

Com todos esses temores, as commodities tiveram uma sessão negativa, derrubando as blue chips da Bolsa brasileira. Assim, Petrobras (PETR4) recuou 1,55%, após os leilões de encerramento, com um problema a mais ainda por cima: a Rússia decidiu limitar temporariamente a exportação de diesel.

Dessa forma, nem mesmo o alento de mais uma casa iniciando cobertura para PETR4, com recomendação de compra e destaque para o pré-sal e governança, salvou o dia da maior petroleira brasileira.

A lista de quedas foi grande e considerável. A Vale (VALE3), que têm ganhos acima de 4% em setembro, com recente valorização do minério de ferro, hoje apresentou perda ampla de 2,61%, com problemas econômicos na China ficando mais evidentes.

Enquanto isso, Hapvida (HAPV3) despencou 3,84%, com o aumento de capital aprovado ainda ecoando na mente dos investidores. O aumento, segundo a companhia, já foi substancialmente consumido, em medida vista como negativa por analistas.

O varejo teve novamente problemas, com DIs (juros futuros) mais altos, apesar de mais um corte da Selic. É o efeito das decisões e comunicados dos bancos centrais mais importantes, especialmente dos EUA.

Lojas Renner (LREN3) despencou 4,84%, Magazine Luiza (MGLU3) desmoronou 6,75%, Grupo Soma (SOMA3) ruiu 6,71%, e Assaí (ASAI3) capitulou 2,88%. Aliás, nenhum supermercadista gostaria de lembrar da sessão de hoje: todos com perdas acima de 3%, com destaque para GPA (PCAR3), com menos 4,72%, na oitava queda seguida.

 

Ouro ativo e mercado de câmbio na Ourominas

A Ourominas (OM) possui anos de história e atuação. Ao longo desse período construiu uma sólida reputação, se consolidando como uma bem-sucedida instituição do mercado e referência no Brasil em serviços financeiros.

Atualmente a OM possui um portfólio diversificado de soluções financeiras no mercado de ouro ativo financeiro para exportação, investimento e consumo industrial, da qual é certificada na Americas Gold Manufacturers Association (AMAGOLD). E no mercado de câmbio de moedas estrangeiras para turismo e negócios internacionais, integra a Associação Brasileira de Câmbio (ABRACAM).

Em 2021, a OM foi a primeira Instituição Financeira da América Latina a possuir as certificações ISO 9001, 14001 e 45001, e em 2022, a OM foi a primeira Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (DTVM) da América Latina a possuir a certificação Great Place to Work (GPTW).

Com uma estrutura completa de consultores especializados, oferece atendimento dedicado a diversos perfis de empresa ou pessoa física, moldando os produtos às necessidades dos clientes com qualidade, agilidade e baixos custos operacionais.

Ibovespa Fed juros altos