O Ibovespa fechou em alta de 5,54% nesta segunda-feira (3), a maior desde abril de 2020. O principal índice da Bolsa brasileira é impulsionado, em parte, pelos resultados das eleições locais deste domingo, mas também contou com um forte auxílio vindo do exterior.
As ações das estatais, por conta do possível governo mais ao centro, foram destaque entre as maiores altas por peso no Ibovespa – os papéis ordinários e preferencias da Petrobras (PETR3;PETR4) subiram, respectivamente, 8,86% e 7,99%, os ordinários do Banco do Brasil (BBAS3), 7,63%.
O cenário que vinha se pintando, de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iria para o segundo turno com ampla vantagem, ou até mesmo ganharia no primeiro, caiu por terra. Além disso, as disputas pelos cargos do legislativo e de governadores também divergiram do esperado.
“O cenário base continua sendo de uma vitória do Lula. Temos uma diferença de seis milhões de votos, que é difícil tirar no segundo turno. Mas as eleições foram mais apertadas do que o esperado”, explicou Marcos Peixoto, gestor da XP Asset.
Segundo ele, porém, a própria chance maior de o atual presidente ganhar acaba por impactar positivamente a precificação dos ativos brasileiros bem como da moeda – isso porque o atual mandatário vem tomando medidas consideradas mais amigáveis ao mercado. O PT, partido do ex-presidente Lula, do outro lado, tem um histórico de preferir medidas heterodoxas na economia, com intervenção do estado em diversos setores, menor responsabilidade fiscal e maiores gastos públicos.
Gastos fiscais exacerbados, por exemplo, tendem a criar um fluxo de saída de capital do país, com investidores temendo que o Governo não cumpra com suas responsabilidades financeiras (deixando de pagar as dívidas, por exemplo), o que enfraquece a moeda e pressiona a curva de juros.
Resultado do primeiro turno é a alta na Ibovespa
“Indo direto ao ponto, a probabilidade de o Lula fazer um governo muito à esquerda ficou muito pequena. As chances de termos um presidente mais radical, mais raivoso, com governo liderado pela Gleisi Hoffmamn ou pelo Aloísio Mercadante, por exemplo, caiu muito. O Congresso é de direita e de centro direita, conservador e ponderado”, acrescenta Paolo di Sora, CIO da RPS Capital.
Fonte: Infomoney
Ibovespa alta