Hidromelaria gaúcha ganha medalhas de ouro no Brasil Beer Cup

Hidromelaria Norseman também levou para casa a medalha “The Best of Show!”, a mais cobiçada, que define como o hidromel que mais se destacou entre as amostras vencedoras.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Hidromelaria gaúcha ganha medalhas de ouro no Brasil Beer Cup
Foto: Felipe Nogueira/Divulgação

Hidromelaria gaúcha ganha medalhas de ouro no Brasil Beer Cup – A categoria de hidromel foi adicionada neste ano no Brasil Beer Cup e a Norseman, primeira hidromelaria da região do Vale dos Sinos, já garantiu medalha de ouro com os três rótulos que participou. Além disso, a marca que tem produção própria em Novo Hamburgo levou para casa a medalha “The Best of Show!”, a mais cobiçada, que define como o hidromel que mais se destacou entre as amostras vencedoras. Os rótulos vencedores foram: Dragon Slayer, Hermann Mead e Hella’s Hand.

A Norseman surgiu em 2017, a partir do envolvimento do publicitário Felipe Nogueira com enologia, mixologia e produção de bebidas como vinho e cerveja. Ele conta que sempre teve apreciação por História e Enologia, duas áreas que também possui formação. A curiosidade pela bebida surgiu ao ler livros como O Senhor dos Anéis e Harry Potter, que citam o hidromel como uma bebida presente na era medieval e nas retratações históricas.

“O hidromel ganhou força no mercado com o crescimento da cerveja artesanal. Como ser humano, coloco muito de mim na produção, e como sou uma mistura étnica de alemães e indígenas, estudei receitas e métodos de produção da Alemanha, fazendo referências à região do Vale dos Sinos, e também sobre a cultura indígena Kaingang, que possui uma metodologia própria de hidromel. Assim a marca nasceu como uma identidade brasileira própria com referências europeias e reunindo meus gostos e hobbies juntos”, explica Nogueira.

Felipe explica que, mesmo sendo considerada a bebida mais antiga do mundo, com referências histórias que datam há mais de 10 mil anos, o hidromel ainda é um produto muito desconhecido e novo ao paladar brasileiro. Ele esclarece que se trata de uma bebida alcoólica fermentada feita de mel, da mesma forma que a fermentação do malte gera a cerveja e a fermentação da uva gera o vinho.

“Ele é muito similar com um vinho, pois o hidromel pode ser seco ou suave, tem taninos, acidez e também sua graduação alcoólica normalmente é na faixa de 10 a 14% de álcool. Algumas pessoas mais antigas inclusive chamam de ‘vinho de mel’, mas o hidromel é um tipo único de bebida reconhecido por lei e pelo Ministério da Agricultura”, pontua.

Hidromelaria gaúcha ganha medalhas de ouro no Brasil Beer Cup