Healthtech criada no RS mapeia doenças de grandes populações

Plataforma da WAC Health Tech rastreia doenças e já foi procurada por cidades como Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife.
Healthtech criada no RS mapeia doenças de grandes populações

Healthtech criada no RS mapeia doenças de grandes populações – A WAC Global Tech, healthtech nascida no Rio Grande do Sul e fundada por Andréa Ribas e Lísia Buarque, cria soluções que podem salvar vidas e tornar a saúde mais acessível para todos. A empresa utiliza tecnologia avançada, através de algoritmos para rastrear riscos de diversas doenças crônicas que são a principal causa de morte no mundo.

A WAC desenvolveu o Teste Inteligente Perfil de Saúde, que realiza 15 análises baseadas em dados de forma rápida e eficaz, permitindo um rastreio precoce a um baixo custo. Toda a jornada do cliente/paciente acontece em 20 minutos, incluindo a emissão do laudo.

Segundo Andréa, o rastreio precoce amplia as chances das intervenções, seja tratamento ou mudança de estilo de vida. “Na gestão da saúde, sempre que possível, devemos intervir antes que a doença avance, por isso, a grande  necessidade do rastreio precoce através de algoritmos. Estamos falando da saúde baseada em dados”, cita a executiva.

Quanto mais cedo risco ou estágio inicial da doença for detectado, maiores são as chances de tratamento e cura. “Por isso, auxiliamos para que os hospitais possam focar naquilo que são altamente essenciais – na alta complexidade”, complementa a sócia-fundadora da WAC, Lísia Buarque.

Andréa e Lísia combinaram suas habilidades e experiências para criar uma solução que não apenas atende a uma demanda crítica, mas também molda o futuro da saúde pública. A tecnologia que utilizam não é apenas sobre diagnósticos; trata-se de criar perfis preditivos que ajudam a antecipar anomalias na saúde da população.

Pelo uso de sua plataforma específica, empresas e gestores têm acesso ao Dashboard Health Analytics. Significa dizer que o estado de saúde da população que realizou os testes preditivos da WAC são convertidos em dados, indicadores e mapa populacional. “Toda uma análise sobre o perfil de pacientes de uma cidade, de um estado, da carteira de uma operadora de planos, por exemplo, é mapeada para ações preditivas, antecipando-se sobre como estará a saúde das pessoas pela próxima década”, explica Andrea Ribas.

A plataforma da WAC proporciona, ainda, um painel de análise de saúde que compila dados sobre a saúde da população ao longo do tempo. Essa informação é valiosa para gestores e empresas, pois fornece um mapa que pode predizer como a saúde das pessoas irá evoluir na próxima década. “É necessário simplificar o acesso ao rastreio precoce. Precisa ser fácil para a população, assim, mais pessoas terão a chance de iniciar tratamentos e intervenções a tempo”, explica Lísia.

Andréa destaca a importância destas ações para que gestores da saúde possam direcionar melhor seus esforços, contando com a análise das informações setorizadas, fornecidas pela tecnologia e seus algoritmos. “Hoje, saúde e dados devem estar integrados, do contrário, a saúde seguirá sendo engolida pela complexidade da sua cadeia produtiva”.

Importantes capitais do país procuraram a WAC Global Tech para mapear o estado de saúde da população. A metodologia inclui um Teste Inteligente Perfil de Saúde, desenvolvido pela WAC, que analisa fatores como prognóstico de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, doenças hepáticas e fragilidade muscular.

A iniciativa une parceria público-privada e foi intitulada como Pacto Nacional Saúde do Futuro, com o objetivo de alcançar mais cidades de todo país, com a colaboração de diversas instituições. No Rio Grande do Sul, Secretaria de Saúde, Secretaria de Inovação, Associação Médica do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Porto Alegre, Grupo DOC e WAC Global Tech uniram-se ao projeto.

Healthtech criada no RS mapeia doenças de grandes populações