Guarida registra um dos melhores resultados de negócios em 2023 – Ocupando os primeiros lugares entre as maiores empresas de administração de condomínios do País, a Guarida registra, em 2023, um dos mais expressivos crescimentos dos últimos anos.
O grupo, que atua também com aluguéis e venda de imóveis, seguros e soluções financeiras, tem a perspectiva de bons negócios já nos primeiros meses do ano, mesmo considerando as previsões de um cenário político-econômico adverso em 2024. Só para se ter uma ideia, a projeção de crescimento da meta de vendas para o ano é de mais de 50%.
A CEO da Guarida, Júlia Dal Santo, comemora as conquistas traduzidas nos resultados do último ano. Sua motivação está alicerçada em ações desenvolvidas e em parcerias concretizadas, cujos resultados, segundo ela, “deverão surpreender nos próximos meses”.
Exemplo disto, é a parceria com a Foxter Cia. Imobiliária (Grupo Loft) realizada em julho, ofertando mais imóveis para um número maior de pessoas em toda a Região Metropolitana de Porto Alegre.
“Entre as inúmeras realizações em 2023, é preciso citar a consolidação do trabalho de reposicionamento da marca do Grupo Guarida e a grande expansão dos nossos serviços no Litoral Norte do Estado. Hoje podemos dizer que estamos preparados para um crescimento sustentável em todas as áreas de negócios”, enfatiza Júlia.
Administração de condomínios em expansão
Com mais de 2.160 condomínios atendidos e sendo um dos cinco maiores players do mercado, a Guarida continuará em busca de expansão em 2024, reforça o diretor de Condomínios, Atílio Daniel Borges. Mais de 300 novos condomínios foram incorporados à base em 2023, com a aquisição da maior carteira local em Torres e o processo da aquisição de novos clientes de forma orgânica.
“Agora, estamos avaliando outras oportunidades. Há espaço para crescimento no que se refere à prestação de novos serviços, sejam eles financeiros ou não”, diz Borges, citando a Guarida Soluções Financeiras, uma área nova, que vem apresentando grande potencial de negócios para 2024.
O novo setor da empresa atende condomínios em suas necessidades de financiamento de obras, melhorias e reformas, incluindo outras demandas.
Aluguéis crescem 14,48%: Guarida melhores resultados em negócios
A área de Aluguéis termina 2023 com um crescimento da performance anual de 14,48%, o que é considerado um percentual bastante satisfatório, conforme o diretor de Aluguéis, Rafael Spolavori. Sendo uma necessidade básica da população, a demanda por aluguel de imóveis residenciais vem aumentando e o mesmo ocorre no que trata da locação de imóveis comerciais.
“A tendência é que a locação de imóveis se mantenha em alta, principalmente neste período de alta temporada, com muitos entrantes na cidade, como universitários e executivos”, explica Spolavori. A projeção para 2024 é de um crescimento de 30% na captação de imóveis para a locação.
Apresentando um faturamento anual 25% acima do que foi registrado em 2022, a Guarida Corretora de Seguros representa uma das áreas mais importantes do Grupo. O Seguro Obrigatório para Condomínios alcançou de janeiro a outubro de 2023 um crescimento de 11% em relação ao número de contratos fechados no mesmo período de 2022.
Animado com os resultados, o diretor da Corretora de Seguros, Weslley Aguiar, aposta nas novas modalidades que serão lançadas no início de 2024. “Quanto mais crescem as áreas de negócios da Guarida, maiores são as oportunidades de oferecermos a proteção dos seguros, sejam eles seguros obrigatórios, ou outras modalidades de seguros como os de viagem, vida, saúde”.
Investindo em tecnologia
A área de Tecnologia da Guarida vem investindo fortemente no desenvolvimento e qualificação de processos, que conversam entre si e cujas informações podem ser acessadas em múltiplos canais. “Neste sentido, o ano foi de muita construção”, considera o diretor de TI e Marketing da Guarida, Fernando Faillace, com a certeza de que “este movimento servirá de forte base para as realizações dos próximos meses e também de 2025”.
Uma das novidades importantes para 2024 sustentada pela área de Tecnologia é o Cliente 360, onde são estabelecidos os fluxos e jornadas de atendimento aos clientes. Ainda em construção, este projeto compreende 86 processos e estará em pleno funcionamento no primeiro semestre do ano. Assim como esta, outras grandes novidades da área serão anunciadas em breve.
A Diretora de Gente & Gestão, Déa Machado, ressalta o lançamento do Portal Guarida, um canal de comunicação interno com informações dos colaboradores e gestores, com a veiculação de serviços e notícias sobre a empresa. Esta ferramenta passou a ser utilizada no segundo semestre de 2023, substituindo, por exemplo, o excesso de e-mails (comunicados internos).
“Em 2024, vamos intensificar nossa busca pela excelência no atendimento e também uma proximidade maior em termos de relacionamento com nossos clientes. Foi nesta perspectiva que surgiu o programa de capacitação ‘Uau’, que coloca o cliente no centro de todos os negócios”, explica a diretora. Com 16 turmas e 120 horas de treinamento, o ‘Uau’ teve uma abrangência de 97% do quadro de colaboradores da Guarida.
A Guarida vem sendo reconhecida pelas entidades do mercado por suas inovações e resultados. “Para a Guarida, os prêmios e homenagens conquistados ao longo do ano, como por exemplo o GPTW e um excelente ranqueamento no Prêmio Reclame Aqui, ultrapassam sua atuação regional, fazendo com que a imagem do Grupo, de solidez e tradição, repercuta por todo o País”, conclui a diretora.
Guarida melhores resultados negócios