Grupo Pereira estreia no RS programa de aceleração de startups

Dono do Fort Atacadista lança iniciativa na próxima terça-feira, 21 de janeiro, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre.
Grupo Pereira estreia no RS programa de aceleração de startups
Foto: Marcelo Pertile dos Santos/Divulgação

Grupo Pereira estreia no RS programa de aceleração de startups – O Grupo Pereira, sétimo maior varejista do Brasil, lança o “Grupo Pereira Startups” (GPS), um programa de aceleração voltado para soluções tecnológicas para o varejo e para tecnologias emergentes. Para o lançamento, o Grupo vai promover uma séries roadshows nos Estados onde está presente, iniciando pelo Rio Grande do Sul, onde tem quatro unidades da rede Fort Atacadista: em Canoas, em Caxias do Sul, em Santa Cruz do Sul e em Viamão.

A atividade gratuita será na próxima terça-feira, 21 de janeiro, às 19h, no Instituto Caldeira (Tv. São José, 455 – Navegantes). As startups interessadas em participar do processo de seleção devem preencher um formulário, que pode ser acessado em https://startups.grpereira.com.br até às 23h59 do dia 09 de fevereiro. “Este programa foi concebido com o objetivo de contribuir para impulsionar o crescimento de startups no setor de varejo, descobrir novos mercados e conectar a experiência de mais de 60 anos em varejo alimentar que possuímos para trocarmos experiências e crescermos em conjunto”, afirma Alfredo Lopes, Diretor de Tecnologia do Grupo Pereira.

O programa oferece acesso à expertise de um dos maiores varejistas do país, mentorias com executivos do grupo, conexões com líderes da indústria e suporte para implementar soluções inovadoras dentro do negócio. Com duração de cinco meses, a jornada será personalizada, adaptando-se às necessidades e aos desafios de cada startup.

Um dos diferenciais do GPS é que o programa é equity-free, ou seja, não será exigida participação societária das startups para sua entrada, alinhando-se ao pilar do Grupo de “transformar pessoas e o ambiente ao nosso redor”. Além disso, as startups terão acesso a um ecossistema diversificado, permitindo que se aprofundem no contexto do varejo e naveguem internamente, facilitando conexões, compartilhamento de aprendizados e a possibilidade de trabalho em conjunto. Os participantes escolhidos contarão com acesso à mentoria de especialistas, palestras, e a oportunidade de conhecer a matriz do Grupo Pereira em Campo Grande no início do programa, além de uma imersão na maior praça em Florianópolis ao final do ciclo. O Grupo Pereira busca startups de base tecnológica que já tenham um MVP validado e estejam operando ou em processo de tração, especialmente aquelas que ofereçam soluções para o varejo alimentar e que utilizem tecnologias emergentes, como IA, IoT, biotecnologia e nanotecnologia.

Startups de qualquer lugar do país podem se inscrever. O processo seletivo avaliará critérios como a qualidade da solução, modelo de negócio, maturidade e diversidade dos fundadores, com a seleção de cinco a seis startups. Os resultados da seleção serão divulgados no final de março de 2025, e a lista das startups selecionadas será anunciada na primeira semana de abril. O programa será conduzido de forma remota, mas incluirá eventos presenciais na matriz do Grupo Pereira em Campo Grande e em Florianópolis.

O programa é gratuito e não fará investimentos diretos em startups, embora aquelas que abrirem rodadas de captação durante a aceleração possam ser avaliadas para potenciais investimentos. “O Grupo Pereira convida todas as startups a se inscreverem e a se unirem a nós nesta jornada transformadora que irá unir a experiência do varejo com a inovação dos negócios emergentes da nova geração de empreendedores do país”, finaliza Alfredo Lopes.

Grupo Pereira estreia no RS programa de aceleração de startups