O Grupo Bertolini comemora neste mês 55 anos de trajetória. Indústria de grande porte dos setores de móveis, metalurgia, logística e sistemas de armazenagem, tem sede em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.
No dia 23 de agosto, em sua matriz, a empresa fará confraternização com os colaboradores e na mesma data, receberá convidados para visita às instalações. No dia 30, as comemorações chegarão às unidades de Colatina, que recentemente festejou dez anos de implantação, e de Cabo de Santo Agostinho (PE). Além disso, as unidades em outros países também terão suas festividades em uma agenda de atividades que vai se estender até o final deste ano.
Com seis marcas de negócios que abastecem o mercado brasileiro e 25 países para os quais exporta, o grupo Bertolini faturou cerca de R$ 700 milhões em 2023 e projeta crescimento de 15% neste ano. A empresa contabiliza 62% de aumento nos negócios na última década.
Para o CEO da Bertolini, Evandro Boscardin, é uma trajetória de legado, transformação e futuro. “Nosso compromisso é preservar o legado da família Bertolini, mantendo vivos os princípios e valores que nos guiam, enquanto olhamos para o futuro, nos adaptando às demandas do mercado e dos nossos clientes”, afirma. “Acreditamos que a transformação é fundamental e, por isso, investimos no desenvolvimento das nossas pessoas, que são essenciais para a criação de negócios sustentáveis.”
Uma história e duas gerações
Um dos fundadores do grupo, Antonio Bertolini fala sobre o significado da data: “É gratificante uma empresa familiar chegar aos 55 anos. E temos que pensar nas futuras gerações. Nossa governança está trabalhando para pensar nessa perpetuidade. Fazendo as coisas de forma planejada, com visão de futuro, a empresa se eterniza. Tudo passa por pessoas, e chegaremos lá. Que venham mais 110 anos.”
“Sinto-me muito feliz por ter conseguido participar desde o início e ver a empresa ter essa continuidade. Principalmente, ver pessoas da segunda geração da família nesse processo”, afirma o também fundador, Henrique Bertolini. Ele resume a expectativa para os próximos anos: “Tenho a certeza de que teremos bons dias pela frente e com resultados alcançados”.
Parte da segunda geração da família, Artur Bertolini diz que é um orgulho comemorar essa história. “Temos o desafio de manter e ampliar o legado deixado por meu pai e meus tios, conduzindo os negócios com ética, inovação e sustentabilidade. Acreditamos que podemos manter viva a chama do empreendedorismo que sempre caracterizou nossa família, e evoluir com as dificuldades e as conquistas. Somos uma família unida, pronta para escrever novas histórias, garantindo que as futuras gerações tenham ainda mais orgulho de nossas raízes”, afirma.
Empresa fundada por cinco irmãos
O grupo Bertolini começou a ser estruturado a partir da Metalúrgica Bertolini Ltda, fundada em 1969 pelos cinco filhos de Francisco Bertolini e sua esposa Ana, motivados pelo exemplo e pela determinação do pai. Como toda organização em sua fase inicial, a empresa enfrentou diversos desafios, mas, com trabalho e compromisso, prosperou ao longo dos anos.
A trajetória do grupo Bertolini foi marcada pelo espírito empreendedor e pela resiliência diante dos desafios. Desde o início, a empresa buscou inovar, começando pelo lançamento das primeiras cozinhas de aço, o que demonstrou a capacidade de identificar oportunidades de mercado e se adaptar às demandas dos consumidores. Foi a primeira empresa nacional a trabalhar com MDF em escala industrial.
O grupo estruturou centro de distribuição e unidade em locais estratégicos para melhor atender os clientes e as necessidades de mercado. E, além disso, soube antecipar oportunidades para abertura de novos negócios a partir de conhecimentos internos, como as marcas Bertolini Tubos e Logber Logística.
Com o passar dos anos, a Bertolini expandiu operações e diversificou a produção, ingressando em novos segmentos e mercados, no Brasil e internacionalmente. Ao longo desse processo de expansão, surgiram novas marcas que se tornaram pilares da Bertolini.
Novas tecnologias e inovação
Desde 2020, o grupo trabalha em contextos cada vez mais digitais, com focos em ecossistemas, em modelos de negócios e em uma nova etapa de inovação, com estímulo ao empreendedorismo e à criatividade.
Para a empresa, é preciso olhar para as necessidades dos clientes e pensar sobre o futuro dos segmentos onde está inserida, em cadeias de suprimentos cada vez mais ágeis e adaptáveis, em novas tecnologias, robótica, novos materiais e levando em conta mudanças de comportamentos de consumidores.
O grupo em números:
- Faturamento de aproximadamente R$ 700 milhões em 2023;
- Mais de 1,1 mil empregados diretos;
- Mais de 120 mil metros de área construída;
- Exporta para mais de 25 países;
- 110 caminhões de frota própria;
- Mais de 500 toneladas de chapas de madeira reflorestadas manufaturadas/mês;
- Mais de 4,2 mil toneladas de aço manufaturadas/mês;