A Grendene reduziu a emissão de carbono em 40% em dois anos – A fabricante de calçados gaúcha apresentou Relatório de Sustentabilidade com informações sociais, ambientais, financeiras e de governança referentes ao ano de 2023. No ano passado, detentora das marcas Melissa, Rider, Ipanema, Grendha, Zaxy, Cartago, Pega Forte e Grendene Kids registrou uma emissão de 210,85 gCO2 por par. O número representa diminuição superior a 40% na comparação com 2021.
No relatório, a companhia reafirma o propósito de fazer moda acessível e sustentável, de forma criativa. Também reforça a, valorização das relações, com o objetivo de gerar valor para o negócio, para os colaboradores e para a sociedade. De acordo com o presidente da Grendene, Gilmar Dall’Onder, em 2023, a empresa fortaleceu a integração de seus valores e pilares estratégicos, guiando o futuro do negócio.
“Entendemos nossa responsabilidade há muito tempo e sabemos que o pilar da sustentabilidade é fundamental para a sustentação dos demais pilares do nosso negócio e para a preservação do nosso planeta”, assinala. Segundo Dall’Onder, no primeiro semestre do ano passado, a empresa enfrentou desafios similares aos do final de 2022, que afetaram o poder de compra do consumidor.
“Globalmente, também encontramos obstáculos que impactaram a dinâmica de vendas de nossos produtos”, destaca. Diante desse cenário, a Grendene construiu alternativas para limitar os efeitos do contexto instável. Entre elas estão aumento da nossa participação no varejo e magazines, e o ajuste estratégico dos preços.
Mesmo diante desses desafios, o terceiro trimestre se destacou pelo crescimento das margens, avanços no desempenho operacional e geração de caixa. “Esses resultados demonstram a resiliência e eficiência de nossas equipes, reforçando nossa capacidade de absorver impactos positivos com a retomada dos volumes.”
Responsabilidade ambiental
Conforme o Presidente da Grendene, na jornada para produzir calçados com menor impacto ambiental, a empresa busca constantemente evoluir em design, matérias-primas e processos. Dessa forma, atingiu a emissão de apenas 210,85 gCO2e/par em emissão de carbono, diminuição superior a 40% desde 2021. “Este é um número muito significativo para o mercado calçadista e para a indústria da moda, refletindo nosso compromisso contínuo com a sustentabilidade.”
A atuação em ESG da empresa gerou diversos reconhecimentos. A Grendene Ficou em 100 lugar na categoria Indústria e Varejo da Moda no Open Startups, recebeu o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol. Também foi premiada no Design For a Better World (DFBW) e recebeu Troféu Transparência da Associação Nacional de Executivos (ANEFAC). “Também permanecemos no Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores do Brasil (ISEB3) e no Índice de Transparência da Moda Brasil (ITMB), além de divulgarmos informações em iniciativas globais como o Carbon Disclosure Project (CDP).”
Sobre o relatório
A Grendene publicamos Relatórios de Atividades desde 2008 e desde 2019 publica anualmente o Relatório de Sustentabilidade. A publicação está alinhada com os preceitos da metodologia internacional da Global Reporting Initiative (GRI). A GRI fornece os padrões de relatórios de sustentabilidade mais utilizados no mundo, e auxilia as organizações a identificar, reunir e relatar informações relacionadas a gestão da sustentabilidade.
O conteúdo foi elaborado com base na análise de materialidade – que iniciou sua revisão em 2023, sendo finalizada no primeiro trimestre de 2024. Além de seguir a GRI, desde 2012 a empresa incorporou os indicadores SASB (Sustainability Accounting Standards Board), relacionados ao negócio (bens de consumo: vestuário, acessórios e calçados).
A empresa segue os preceitos do Relato Integrado, da International Integrated Reporting Council (Conselho Internacional para Relato Integrado). A organização consiste em uma coalizão global de reguladores, investidores, empresas, definidores de padrões, profissionais do setor contábil e ONGs.
Com acesso livre por meio deste link, o documento compreende informações de 10 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2023. As informações presentes no Relatório são aprovadas em diferentes níveis, envolvendo desde a gerência até a presidência da companhia.
Grendene Emissão Carbono