Governo do Estado negativa inadimplentes do IPVA

Desde o sábado, dia 7 de setembro, a Receita Estadual do Rio Grande do Sul passou a incluir os motoristas que não pagaram o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deste ano no sistema de negativação.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Governo do Estado negativa inadimplentes do IPVA
Divulgação

Governo do Estado negativa inadimplentes do IPVA  – Desde o sábado, dia 7 de setembro, a Receita Estadual do Rio Grande do Sul passou a incluir os motoristas que não pagaram o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deste ano no sistema de negativação. A regularização é essencial para evitar a inscrição em Dívida Ativa da Fazenda Pública (DAT).

A data limite para o pagamento do IPVA no estado gaúcho foi 31 de maio e, deste então, os contribuintes que não quitaram o débito figuram na lista de inadimplentes. Agora, com a iminência do DAT, o ideal é regularizar a situação para evitar ainda mais transtornos.

Com a inclusão na lista de devedores do Estado, os motoristas ficam impedidos de emitir certidão negativa de débitos tributários e ficam sujeitos a outras penalidades administrativas. Os donos de veículos também podem ser inscritos no Cadastro Informativo das Pendências perante Órgãos e Entidades da Administração Estadual (CADIN/RS) e nos Serviços de Proteção ao Crédito (Serasa, Boa Vista, SPC, entre outros).

Os proprietários em situação irregular também podem ser obrigados a arcar com custos de multa, serviços de guincho e depósito do Detran, caso sejam flagrados em circulação irregular e tenham seus veículos apreendidos.

 

Como consultar e regularizar a situação?

Condutores de todo o país podem ter os nomes cadastrados na Dívida Ativa, e não serem notificados de quando ou porque isso aconteceu. O motivo, geralmente, está relacionado à falta de informação de prazos e razões para a inscrição. Tratando-se de um imposto estadual, a melhor forma de fazer a consulta de Dívida Ativa IPVA é por meio do portal da Procuradoria Geral do estado ou ainda da Secretaria da Fazenda.

No aplicativo da Zapay, fintech especializada em facilitar a vida dos proprietários de veículos, é possível consultar todas as pendências automotivas, inclusive as relacionadas à Dívida Ativa, e escolher uma maneira mais acessível de realizar o pagamento, como é o caso do parcelamento.

Condutores de todo o país, não apenas do RS, podem ter os nomes cadastrados na Dívida Ativa, e não serem notificados de quando ou porque isso aconteceu. O motivo, geralmente, está relacionado à falta de informação de prazos e razões para a inscrição.

 

Sobre a Zapay

Fundada em 2017, a Zapay é uma startup que tem como propósito facilitar a vida dos proprietários de veículos. Com milhões de clientes atendidos em seu aplicativo e site, a Zapay é credenciada e opera junto à Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) e aos Detrans para ofertar a consulta e o pagamento de débitos de veículos com segurança em todo o Brasil.

Sua solução permite que motoristas de carros, motos e caminhões consultem e paguem seus débitos de trânsito (IPVA, licenciamento e multas) no Pix ou no cartão de crédito em até 12X. Em março de 2024 passou a fazer parte do Sem Parar, ecossistema de mobilidade com foco em veículos do grupo norte-americano Corpay. Juntas, as empresas planejam criar o maior hub de soluções para automóveis no país.

Governo do Estado negativa inadimplentes do IPVA