Gerdau, Gerando Falcões e Melnick restauram bairro no RS – Duas das maiores empresas gaúchas se uniram à Gerando Falcões para trazer ao Rio Grande do Sul o projeto Favela 3D (Digna, Digital e Desenvolvida), idealizado pela ONG para melhorar a qualidade de vida nas favelas do país e empoderar seus moradores. O intuito é transformar a realidade de comunidades duramente afetadas pelas enchentes de maio. Gerdau e Melnick encontraram na ONG de atuação nacional a parceria com a expertise necessária para desenvolver uma iniciativa com potencial de ser replicada e escalada para diversos locais e contribuir na reconstrução das cidades impactadas pelas inundações.
A primeira cidade escolhida para receber o projeto com um investimento de cerca de R$ 11 milhões foi Eldorado Sul, município da Região Metropolitana de Porto Alegre que foi o mais atingido pela catástrofe climática no estado. Esse será o primeiro projeto Favela 3D na região sul do Brasil. Para viabilizar a execução, há a expectativa da adesão de outras grandes empresas no projeto para a captação dos recursos necessários.
A iniciativa levará para a Vila Costaneira, em Eldorado do Sul, uma nova infraestrutura de saneamento básico, intervenções de melhorias habitacionais, desenvolvimento social, geração de renda, inclusão digital e o programa decolagem, que prevê o acompanhamento individualizado de cada integrante atendido pelo programa por meio de um aplicativo.
Para acelerar essa retomada da cidade, Gerdau e Melnick entram como estruturadores do Projeto Eldorado, que imediatamente contou com a adesão e apoio da Gerando Falcões, com sua expertise de ecossistema de desenvolvimento social e responsável pela execução da iniciativa. A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e gaúcha de nascimento, tem um histórico de colaboração com a Gerando Falcões, incluindo a implementação de outras iniciativas recentes da Favela 3D em São Paulo e no Rio de Janeiro e a criação de fundo aberto para captação de recursos direcionados a reconstrução de habitações no Rio Grande do Sul.
Além disso, o Projeto Eldorado já conta em seu planejamento de uma segunda fase, que prevê a reconstrução da Escola Estadual do município e a construção do zero de um novo e moderno Centro Comunitário, num prédio com três pavimentos e diversas salas para atividades, refeitório, duas quadras poliesportivas (uma coberta e outra externa), criando um ambiente propício para o desenvolvimento social, esportivo e pedagógico para as crianças e jovens da comunidade.
O cronograma de execução da iniciativa está dividido em três etapas: Diagnóstico, Planejamento, e Implementação. Com início previsto já para esse terceiro trimestre, a previsão de conclusão do Programa Favela 3D é até setembro de 2026. Porém, a iniciativa nasce com o objetivo claro de ser replicada e escalada para outras vilas e comunidades de Porto Alegre e Região Metropolitana que foram duramente impactadas pelas enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul.
Gerdau, Gerando Falcões e Melnick restauram bairro em Eldorado do Sul