Gaúcha de 22 anos é destaque nacional em franchising – O Dia Internacional da Mulher traz reflexões importantes, sobretudo relacionadas à equidade de gênero, em especial, no mercado de trabalho. O universo feminino tem ocupado diversas áreas, cargos e o mundo do empreendedorismo. Dados do Sebrae sobre Empreendedorismo Feminino, divulgados em 2024, apontam que cerca de 10 milhões de mulheres comandam seus próprios negócios. Outro estudo do setor, “Perfil do Franqueado & do Multifranqueado”, projetado pelo instituto Hibou, encomendado pela consultoria CommUnit, mostra que os setores mais administrados por mulheres são Educação (25%), Moda (20%) e Beleza e bem-estar (16%).
No grupo educacional CNA+, a maioria das franquias ativas são lideradas por mulheres: 52% das escolas do CNA Idiomas e 68% das unidades da Ctrl+Play, franquia de tecnologia e inovação. Ainda segundo a rede, as mulheres são as que mais investem no aprendizado de um novo idioma: dos quase 400 mil alunos/ano, aproximadamente 57% são do sexo feminino. Além disso, elas também são maioria no quadro de colaboradores, representando cerca de 68% do quadro nas escolas da rede.
Ana Júlia Sommer é uma das franqueadas mais jovens da história do CNA Idiomas. Com apenas 22 anos, iniciou sua trajetória empreendedora ao abrir a primeira franquia da rede de ensino de inglês em Frederico Westphalen, cidade na região norte do Rio Grande do Sul.
Sua carreira na área de educação começou há três anos, como professora de inglês. E em um determinado momento, decidiu que queria fazer a diferença e empreender. Ana Júlia realizou diversas pesquisas no setor educacional e de franquias, até encontrar o CNA. “Queria criar algo inovador, que realmente cativasse o aluno e o fizesse aprender o idioma de maneira eficaz. O que me conquistou foi o método de ensino, que se alinha com aquilo que acredito. Ele é prático, comunicativo, lúdico e personalizável, proporcionando ao aluno mais conforto e motivação nos estudos”, afirmou.
Além disso, a jovem franqueada compartilha como a experiência de empreender por meio de uma franquia tem sido gratificante e enriquecedora: “A rede de franqueados no CNA é como uma grande família. Compartilhamos dicas, experiências, projetos e aprendizados. E, além do suporte do franqueador, essa troca entre os franqueados nos permite ser ainda mais assertivos.”
Sobre o CNA+
Grupo educacional com quase 900 franquias localizadas em todos os Estados do Brasil, o CNA+ é composto pelas marcas CNA Idiomas e Ctrl+Play. A franquia de ensino de idiomas (cursos de inglês e espanhol) tem mais de 50 anos de atuação no mercado e cerca de 400 mil alunos/ano em mais de 750 unidades, sendo uma das marcas mais premiadas do franchising nacional. Já a Ctrl+Play, franquia de tecnologia e inovação, oferece cursos de robótica e programação para o público a partir de 7 anos. Faz parte do grupo CNA+ desde novembro de 2023 e, atualmente, conta com mais de 120 unidades em operação.
Gaúcha de 22 anos é destaque nacional em franchising