Fundo Social do Sescoop/RS contempla Projeto Batalhão do Bem – Pelo terceiro ano consecutivo, o projeto Batalhão do Bem, da Cooperativa Unicred Ponto Capital em parceria com o Instituto Unicred, foi contemplado pelo Fundo Social do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do RS (Sescoop/RS), conquistando a primeira colocação entre os que integrarão a edição de 2025. Neste ano, serão destinados R$3 milhões para 17 iniciativas nas áreas de educação, saúde, cultura, integração social, geração de renda e meio ambiente, beneficiando mais de 20 mil pessoas em diferentes regiões do estado.
O Batalhão do Bem foca na reutilização de resíduos têxteis provenientes de fardas e vestimentas descartadas por unidades militares da região de Santa Maria e Santiago no Rio Grande do Sul. A iniciativa, que esteve presente na COP 28 da ONU, em Dubai, e, também, foi uma das vencedoras do Top Cidadania 2024 (ABRH RS), foca no incentivo à economia circular, na formação e profissionalização de artesãs, na cidadania, na intercooperação, no cooperativismo, na educação, na profissionalização e no impacto socioambiental positivo.
“Na programação do Batalhão do Bem em 2023 e 2024, foram ministradas aproximadamente 550 horas de aula entre cursos profissionalizantes e palestras. Mais de 50 pessoas obtiveram certificação através dos cursos oferecidos, com a produção de peças reutilizadas ultrapassando o marco de 500 unidades. São muitos impactos positivos para as famílias dos beneficiários”, afirma Wellinton Henrique Azambuja Martins, Assessor Executivo de Governança da Unicred Ponto Capital.
Para 2025, o principal fator de inovação é a criação de uma cooperativa a partir da iniciativa, bem como a estruturação de uma sede própria para execução do projeto, visando que o mesmo possa atender as demandas da comunidade de forma contínua e não só nos períodos de curso.
“Este é um projeto extremamente importante para nós, onde o público-alvo é composto majoritariamente por mulheres em situação de vulnerabilidade social. Elas são beneficiadas pelos cursos de capacitação e pela distribuição dos tecidos, que lhes oferece oportunidades de geração de renda e empoderamento econômico”, afirma o presidente do Conselho de Administração da Unicred Ponto Capital, Dr. Flávio Cabrera Jobim. “Além disso, a sociedade em geral também é impactada positivamente, pois o projeto promove a redução do desperdício e do descarte inadequado de materiais têxteis”, completa Jobim.
Fundo Social do Sescoop/RS contempla Projeto Batalhão do Bem