Fundação Bunge promove Rodadas de Negócios em Rio Grande – Com objetivo de aproximar possíveis novos fornecedores e ampliar as compras de pequenas empresas para apoiar o desenvolvimento local sustentável de Rio Grande (RS), a Fundação Bunge organiza no dia 26, a partir das 8h, as Rodadas de Negócio do projeto Economia da Gente, que nesta edição serão abertas para todas as empresas da região. A iniciativa utiliza metodologia do Sebrae e aproxima pequenos empreendedores e compradores, gerando renda e diminuindo a pegada de carbono.
Jorge Alberto Fernandes, coordenador de projetos da Fundação Bunge, explica as vantagens desta maior proximidade. “Não se trata apenas de uma negociação comercial, mas de um espaço de aprendizado, troca de experiências e construção de relações duradouras. Queremos que os participantes saiam mais preparados para atender às exigências de uma grande empresa como a Bunge e, ao mesmo tempo, que eles vejam o evento como um ponto de partida para novas oportunidades.”
“As rodadas de negócios são uma das principais ferramentas disponibilizadas pelo Sebrae para gerar aproximação entre ofertantes e demandantes. São organizadas de maneira estruturada onde os serviços oferecidos pelos pequenos negócios são apresentados à Bunge, de maneira presencial, onde há interação one-to-one”, complementa Krishna Aum, coordenador de programas do Sebrae
Ele diz ainda que a celebração de contratos é algo comum na rodada e enumera: no primeiro ciclo da parceria com o Sebrae, de 2022 a 2024, foram realizadas 8 rodadas com 234 MPEs participantes e mais de R$ 15 milhões em contratos gerados.
Desenvolvimento
O projeto Economia da Gente impulsiona a economia regional de maneira sustentável e fortalecer o empreendedorismo, por meio do incentivo e ampliação das compras locais. Essas ações permitem geração de renda, novas oportunidades e o desenvolvimento socioeconômico das regiões em que a Bunge possui operações.
A iniciativa divulga essas oportunidades locais no Catálogo de Negócios, realiza conexões com as Rodadas de Negócios e prospecta novas possibilidades ao auxiliar na capacitação de pequenos empresários. Assim, amplia as chances de mais acordos a cada nova rodada.
Atualmente, esse catálogo tem 1,7 mil negócios cadastrados e conta com 560 participantes espalhados pelos oito territórios do projeto, sendo que um deles é em Nova Mutum (MT), onde mora o empresário Emerson Fernandes, proprietário da Enger Solutions. Ele se diz grato ao Sebrae e à Fundação e destaca que “essa parceria tem levado sucesso para as pequenas e médias empresas. Isso fortalece mais o comércio local, fortalece mais as empresas locais também, e com certeza todos ganham”.
Emerson detalha que esta negociação local traz ganhos de ambos os lados: “a Bunge ganha por ter um fornecimento. De valor agregado mais acessível, as empresas ganham pelo fato de estar prestando serviço dentro da sua localidade, não precisa estar deslocando seu time, seu pessoal. E e o comércio e a cidade ganham pela movimentação financeira, porque esse dinheiro que a Bunge nos repassa, nós repassamos para os nossos colaboradores, e isso fica tudo dentro do município, então isso é bom para ambos, para todos”.
Fundação Bunge promove Rodadas de Negócios em Rio Grande