Fórum de Boas Práticas da Fecomércio destaca sustentabilidade – Os cases de sucesso dos Sindilojas Missões, Sindlav-RS e Sirecom Nordeste foram apresentados na 4º edição do Fórum de Boas Práticas da Fecomércio-RS. Realizado na Casa do Comércio Gaúcho e, também, transmitido pelo Youtube, o encontro reforça a importância de desenvolver práticas sustentáveis para a longevidade e perenidade das organizações, além do fortalecimento do setor terciário.
O primeiro trabalho, apresentado pela executiva do Sindilojas Missões, Aretusa Pacheco, foi sobre o Liquida Santo Ângelo. Realizado duas vezes por ano, a iniciativa foi criada a partir da escuta das necessidades dos empresários da região. Ao longo de suas quatro edições, a campanha está cada vez mais forte e com um público cada vez maior.
A primeira edição foi realizada em uma praça e contou com a parceria da prefeitura, além dos braços sociais da Fecomércio-RS, Sesc e Senac. Foram cerca de 40 expositores de diversos segmentos e três mil visitantes. Na edição seguinte, foi necessário ampliar o espaço para o Salão Paroquial e aumentar o número de dias. Foram quatro dias e mais de 60 mil visitantes, pois foi realizado juntamente com o Festival das Tortas. Aretusa reforçou a importância das parcerias. “Sempre procuramos a participação dos poderes públicos, além de eventos que agreguem ainda mais, assim nos fortalecemos”. Para o presidente do Sindicato, Gilberto Aiolfi, o papel da Federação foi fundamental. “A Fecomércio-RS é o nosso espelho, a nossa referência em gestão”.
O segundo case foi o 13º encontro das Lavanderias do Estado, promovido pelo Sindlav-RS. Na oportunidade, a executiva Maria Luisa Menezes da Silveira Leipnitz falou sobre o evento bianual, que começou timidamente em 2006, com apenas três patrocinadores. Na sua 11º edição, ganhou uma identidade visual própria e a busca patrocinadores se tornou profissional. Em 2023, na 13° edição, o encontro contou com a participação de 133 lavanderias de todo o país e mais de 230 participantes.
No mesmo ano, a organização também estendeu a possibilidade de participação de outros empreendimentos, como hotéis, hospitais, imobiliárias, entre outros. Outro aspecto citado por Maria Luisa foi a importância de definir os temas das palestras com base nas necessidades dos associados. “Em 2023 tivemos um crescimento de 33% em relação ao número de patrocinadores e quase 73% no público”. A presidente do Sindlav-RS, Maria Tereza Menegotto enfatizou o crescimento do evento ao longo dos anos e a necessidade de ações como essa para desenvolver e qualificar o segmento.
Para finalizar, o presidente do Sirecom Nordeste, Vanderlei Antônio Scotti, apresentou o Círculo Saúde, plano de saúde parceiro da entidade. O Sindicato, que atende 48 cidades da região, viu nos serviços uma oportunidade consolidação da representatividade. Atualmente, o serviço conta com 276 associados.
Fórum de Boas Práticas da Fecomércio destaca sustentabilidade