Fornecimento de gás natural no mercado livre começa no RS – A Gerdau, Petrobras e Sulgás assinaram contratos para o fornecimento e movimentação de gás natural, respectivamente, no ambiente livre de comercialização, atendendo as duas operações industriais da maior empresa brasileira produtora de aço localizadas no Rio Grande do Sul.
O acordo envolve a unidade de produção de aços especiais em Charqueadas e a planta de produção de aços longos em Sapucaia do Sul, chamada Riograndense, marcando a primeira migração de um cliente do mercado industrial cativo para o mercado livre no estado gaúcho. Assim, a Companhia se torna pioneira na mudança para esse modelo de comercialização no estado, cujos contratos foram recentemente aprovados pela agência reguladora gaúcha (AGERGS) e pelo governo do estado do RS.
“A Gerdau, cuja história centenária se iniciou há mais de 123 anos no Rio Grande do Sul, tem o estado como uma de suas bases para crescimento no longo prazo e este acordo reafirma o compromisso da empresa em fortalecer a competitividade de suas Operações. A nova parceria com a Petrobras, viabilizada pela atuação em distribuição da Sulgás, representa movimento pioneiro e inovador na busca pelo desenvolvimento do mercado livre do gás natural no Rio Grande do Sul, um insumo que acreditamos ser fundamental para a produção e descarbonização do aço nos próximos anos”, afirma Flávia Souza, diretora global de energia e suprimentos da Gerdau.
Com esse acordo, a Gerdau passa a ter quatro unidades consumidoras de gás no ambiente de livre de comercialização em todo o País. A parceria com a Petrobras teve início em 2021, com o atendimento da planta de Ouro Branco (MG), e, neste ano, as empresas anunciaram a migração da unidade Cosigua, localizada no Rio de Janeiro. Nos próximos anos, há possibilidades de migração de outras unidades industriais da Gerdau para o mercado livre.
Fornecimento de gás natural no mercado livre começa no RS