Fecomércio promove Giro pelo Rio Grande e debate rumo do país

O evento recebe o cientista político Fernando Schuler e o consultor econômico Marcelo Portugal.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
O evento recebe o cientista político Fernando Schuler e o consultor econômico Marcelo Portugal.

Fecomércio promove Giro pelo Rio Grande e debate rumo do país. Organizado pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul, debate rumo do país em 2023. O evento recebe o cientista político Fernando Schuler e o consultor econômico Marcelo Portugal. Será mediado pelo presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn e pelo economista e gerente de Relações Governamentais da Federação, Lucas Schifino.

A edição deste ano acontece nas cidades de Gravataí, Lajeado, Caxias do Sul, Pelotas, Erechim e Uruguaiana e vai discutir os aspectos políticos (liberdade de expressão, a relação entre os três poderes e a montagem da base de apoio do Governo no Congresso) e econômicos (a reforma tributária, o combate à inflação e o fim das privatizações) do país.

O objetivo do evento é, como ocorre em todos os anos, apresentar os posicionamentos da Fecomércio-RS frente à realidade do Brasil e debater com a sociedade gaúcha formas de melhorar o País e o Rio Grande do Sul. Em Lajeado, o evento ocorre no dia 16, às 18h30min no Teatro do Ceat.

Fecomércio representa economia gaúcha

A Fecomércio representa as empresas do comércio de bens, serviços e turismo no Rio Grande do Sul, que atuam nas mais diversas cadeias produtivas da economia e compõem 53% do PIB estadual, gerando riqueza, emprego e crescimento.

Presente em todos os pontos do Estado, a Fecomércio-RS utiliza sua força política e institucional em prol da comunidade gaúcha. Opera com representatividade na defesa dos empresários do comércio promovendo o empreendedorismo e o desenvolvimento de empresas responsáveis por aproximadamente 1,5 milhão de empregos formais no Rio Grande do Sul.

 

Painelistas da Fecomércio no Giro pelo Rio Grande

Marcelo Portugal – Formado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e Ph.D. em Economia pela Universidade de Warwick, na Inglaterra.

Atualmente é Professor Titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde é professor do Programa de Pós-Graduação em Economia, pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Além da sua atividade acadêmica, atua também como consultor econômico de empresas e organizações. Em 2012, foi escolhido “Economista do Ano” pelo Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul (CORECON-RS) e, em 2014, recebeu da Câmara de Vereadores de Porto Alegre o título de “Cidadão Honorário de Porto Alegre”.

Fernando Schuler – Doutor em Filosofia e Mestre em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Pós-Doutorado pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque. É Professor em tempo integral e pesquisador no Insper.

É Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e Especialista em Gestão Cultural e Cooperação Ibero-americana pela Universidade de Barcelona (UB).

Foi Secretário de Estado da Justiça e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, diretor do IBMEC e Diretor da Fundação Iberê Camargo. É criador e curador do Projeto Fronteiras do Pensamento. Colunista da Revista Veja e do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Lucas Schifino – Economista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Economia Aplicada na mesma universidade. Recebeu o segundo lugar no prêmio de melhor dissertação de Mestrado do Conselho Regional de Economia em 2013.

Participou como autor dos livros “O Rio Grande tem saída?” e “E agora gauchada”, sobre a economia do Rio Grande do Sul e foi professor de pós-graduação da UniRitter. Atua no Sistema Fecomércio-RS/SESC/SENAC desde 2011, ocupando atualmente o cargo de gerente de Relações Governamentais.

Presidente da Fecomércio no Giro pelo Rio Grande

Luiz Carlos Bohn – Natural de São Sebastião do Caí, 76 anos. Eleito Presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac desde de 2014. É também o 2º vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Na CNC, também ocupa o cargo de Coordenador das Câmaras Brasileiras do Comércio. Participa como conselheiro dos Conselhos Nacionais de Sesc e Senac. Empresário e bacharel em Ciências Contábeis é proprietário da L.C. Bohn Participações Ltda, empresa com sede em São Sebastião do Caí e filiais. Possui, ainda, negócios nos ramos varejista e imobiliário na região.

Pela Fecomércio-RS, passou em anos anteriores pela vice-presidência financeira da entidade. No meio sindical, presidiu dos anos 2004 a 2010 o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon/RS) e desde 2008 preside o Conselho Fiscal do PGQP.
Algumas das homenagens recebidas: Comenda Porto do Sol – Câmara de Vereadores de Porto Alegre, 09/11/2012. Medalha Mérito Farroupilha – Assembleia Legislativa, proposição da Deputada Liziane Bayer – 31/10/2017. Título de Cidadão de Porto Alegre – Câmara Municipal de Porto Alegre, em 24/09/2019.

 

Fecomércio Giro Rio Grande
Contrutora Diamond firma parceria com a Valores do RS Referência em alto padrão, empresa com matriz em Lajeado se destaca por desenvolver empreendimentos modernos, com infraestrutura completa e ampla gama de espaços em comum. Com 27 anos, tem trajetória m
A fabricante estará presente no estande Brazil on Rails, juntamente com empresas brasileiras do segmento ferroviário. O objetivo da Marcopolo Rail é buscar ainda mais conhecimento em relação às novas tecnologias e inovações do setor.