Expoagas 2022 retoma negócios e mostra potência em inovação dos supermercadistas

A pandemia mudou o comportamento dos shopper, acelerou a inovação nos produtos, focando a sustentabilidade e a tecnologia.
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A 39ª Expoagas mostra mudanças no setor supermercado, tanto no comportamento dos expositores, quanto do shopper. Para este que decide a compra e faz o pagamento, novas linhas de produtos e soluções econômicas que otimizam recursos das empresas.

Até quinta-feira (25), são esperadas 50 mil pessoas. Só no primeiro dia, a feira atingiu a marca de 17 mil. Desde a abertura, além da exposição setorial, foram realizadas palestras como psicologia econômica, decisão de compra, gestão de processos e transformações da sociedade e os impactos no comportamento do comprador.

Promovido pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), o evento realizado no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, deve movimentar até R$ 560 milhões em negócios. Para os 458 expositores (maior número já registrado pela Associação) aumentou o fechamento de vendas e a prospecção de futuros negócios. 

Marquespan é a maior fabricante de pão do país

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Marquespan e as paixões brasileiras: pão e futebol

Ao produzir 7 milhões de pães toda a semana, a Marquespan é considerada hoje a maior fábrica de pães do país. Com 22 anos de atuação, tem filial em São Paulo e há menos de um ano inaugurou nova unidade em Gravataí. Hoje é a patrocinadora da dupla grenal e opera no conceito das maiores paixões brasileiras: pão e futebol.

Conforme o gerente nacional de vendas da Marquespan, Marco Vasco, a empresa tem a missão de voltar ao sul para confraternizar com amigos e prestigiar os parceiros de negócios. “As projeções para 2023 são as melhores, estamos em um momento de crescimento e por isso vamos seguir apoiando essas paixões, principalmente porque somos gaúchos. Esta é a nossa missão.”

Diretora da Gota Limpa Camile Bertolini

Naturesse: a nova marca da Gota Limpa

Conforme a conselheira e diretora da Gota Limpa, Camile Bertolini, foi momento de mostrar vários lançamentos que ocorreram durante a pandemia. Desde o final de 2019, quando lançou a nova marca Gota Limpa, até 2021, ampliou as linhas de produtos. “A nova linha de amaciantes concentrados Naturesse é a nova marca da Gota Limpa. Estamos primando por uma linha mais sustentável”, afirma a diretora.

 

Elev e os novos sabores, embalagens e negócios.

A vez dos energéticos Elev

A Bebidas Fruki mostrou a nova linha visual e sabores dos energéticos Elev. A partir do conceito “Exale sua Essência” apresentou embalagens PET 2l e latas 473ml com ilustrações autorais. De acordo com o diretor comercial João Miranda, foi momento para fechar novos negócios. “Estamos lançando aqui os três novos sabores como Elev Original, Zero Açúcar e Frutas Tropicais.”

A empresa vem anunciando ampliação de atuação e logística no estado e em Santa Catarina. Para o verão, anunciou a construção de um novo centro de distribuição na cidade de Osório. A ideia é atender todo o litoral norte e sul de SC. Em Paverama, a Fruki começou as obras para construção de uma nova fábrica de cerveja e refrigerantes.

 

Ludfor: redução de energia elétrica aos supermercadistas 

Com sede em Bento Gonçalves, a Ludfor atua no mercado há 27 anos e atende cerca de 760 grupos econômicos, que representam 600 Mega Watts de energia por mês. O grupo conta com quatro unidades de negócios: a Ludfor Gestora; a Ludfor Comercializadora; a Origem, para investimentos em geração de energia; e a Operasul, com foco na manutenção e operação de hidrelétricas.

Tem hoje cerca de 40 clientes do setor supermercadista. Alguns atendidos há mais de 15 anos. A empresa reduziu o consumo de energia em 23% mensais. Isto por meio de um serviço de gestão que reduz custos e amplia a previsibilidade de gastos nas empresas com maiores demandas. Entre os supermercados geridos, estão nomes como Andreazza, ASUN, Unidasul e Rede Super.

Para a Coordenadora Comercial da Ludfor, Betina Galves Rui, é fundamental que empresários do setor supermercadista atentem para os benefícios do mercado livre e da gestão de energia. “É a percepção de como o mercado livre de energia e uma boa gestão podem ser decisivas para o crescimento de uma empresa.”

Daiane Fontana, diretora da Dihellen

Dihellen lança 18 produtos na Expoagas

A Dihellen lançou 18 produtos na feira, que serão parte dos 500 ítens de produtos de beleza. A empresa de Encantado, estima um crescimento de 30% nas vendas em relação a 2021. Para a diretora Daiane Fontana, é momento de rever clientes e amigos, além de prospectar novos negócios. “Estamos com um grande estande, que é aberto para receber as pessoas. O objetivo é que conheçam os produtos e sintam os cheiros.”

 

Gerente de Marketing e diretora da Naturale, Natália Dolzan

Naturale se surpreende com crescimento de 22%

Empresa de Lagoa Vermelha utiliza mensalmente mais de 2,5 milhões de quilos de aveia na fabricação de 100 produtos que compõem o mix exibido na Expoagas. De acordo com a gerente de marketing e sócio proprietária Natália Dolzan, a empresa cresceu 22% no primeiro semestre. “Foi surpreendente para nós. Aqui na feira lançamos quatro novos produtos, com embalagens que permitem enxergar o conteúdo, sem perder as informações visuais.” afirma que o primeiro semestre foi positivo para a empresa.

 

Diretor nacional pet da Supra, Eurico Mussoi Jr.

Supra e a inovação do mercado pet na alimentação

Conforme o diretor nacional da Supra, Eurico Mussoi Jr, a pandemia acelerou a inovação no mercado pet. A empresa começou em 1979, com a venda de insumos para animais pesados de grandes raças de exposição.

No entanto, em 1993 abriu e ampliou o mercado pet. Depois da pandemia, percebeu a necessidade de atualização de produtos especiais. “A linha Bravo Light, por exemplo, foi lançada para cães acima de sete anos, considerados sênior. O pet, mais do que nunca, se tornou um membro da família. É uma questão de saúde da família, praticamente.”

Trade marketing da Riclan, Esmeralda Teixeira

Aposta popular da Freegels e ampliação do mix

Os drops e balas da Freegels são produzidos pela Riclan. Fizeram sucesso nos anos 2000 e voltaram à tona após a pandemia. De acordo com a trade marketing Esmeralda Teixeira, a exposição serve para que pequenos e médios empresários possam ser atendidos direto pela indústria.

O uso de influencer em suas redes sociais foi assertivo. A escolha do Dianho, figura icônica do Instagram, que tem quase 4 milhões de seguidores, revela o cotidiano simples e popular – público alvo da marca. “A contratação do Dianho tem haver com nosso cliente, que é popular. E ele tem essa linguagem do povo, que gosta muito da humildade exposta.”

 

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Gerente de Marketing da Milli, Renata Maciel

Mili deve alcançar os R$ 2 bi de faturamento anual

Grandes marcas como a Mili, presente no dia a dia dos supermercados, comemoram resultados de um primeiro semestre surpreendente. Segundo a gerente de Marketing, Renata Maciel, a empresa cresceu 26% nos seis primeiros meses do ano e 30% em valores de venda. A previsão para 2023 é de que a marca ultrapasse os R$ 2 bi de faturamento anual.

“Aqui na Expoagas trouxemos novidades que o estado ainda não tinha. A empresa comprou novos maquinários e lançou novas linhas e categorias de produtos. Temos o novo rebranding de embalagem e criamos a persona Emili para humanizar e fazer essa conexão aos consumidores.”

A marca fabrica fralda adulta, infantil, linha de cozinha com guardanapos e papel toalha e o absorvente Mili, que foi relançado inicio do ano. “Temos um canal Mili Mulher no Instagram, e temos o hashtag #écoisademulher para abrir aos debate com as mulheres, para quebrar tabus e nutrir com informações pertinentes a elas.”

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