Estaleiro Rio Grande vai gerar mais de mil empregos

Os trabalhos levarão em torno de três anos e devem começar nos próximos meses. O valor do investimento é de US$ 278 milhões.
Estaleiro Rio Grande vai gerar mais de mil empregos
Foto: FIMI Drone Camera/Divulgação

Estaleiro Rio Grande vai gerar mais de mil empregos – Após quase uma década, o Estaleiro Rio Grande voltará a construir embarcações. Consolidando o processo de retomada do empreendimento, foi assinado, nesta segunda-feira (24), o contrato do consórcio formado pelo Grupo Ecovix e Estaleiro Mac Laren para a construção de quatro navios da classe Handy para a Transpetro, que gerará mais de mil empregos na Zona Sul do Estado.

A cerimônia teve a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e diversas autoridades nacionais, estaduais e regionais, que celebraram este marco para o Polo Naval de Rio Grande. Centenas de pessoas acompanharam a solenidade no Estaleiro.

A proposta da Ecovix e da Mac Laren, do Rio de Janeiro, foi a única classificada na licitação internacional da Transpetro. Os navios Handy, de 15 a 18 mil toneladas de porte bruto (TPB), terão os cascos construídos em Rio Grande, enquanto o comissionamento das embarcações será feito no Rio. Os trabalhos levarão em torno de três anos e devem começar nos próximos meses. O valor do investimento é de US$ 278 milhões.

“Foram vários anos de espera, mas nunca deixamos de acreditar na retomada. Atuamos de forma responsável para, passo a passo, chegarmos a este dia. Agradeço às centenas de trabalhadores que jamais deixaram de acreditar em dias melhores. Esse imenso ativo jamais poderá ficar outra vez inerte, porque pertence à nação brasileira”, comemora José Antunes Sobrinho, acionista da Ecovix.

Em sua manifestação no evento, Antunes enfatizou que, em diversos países, como Noruega, Singapura e Estados Unidos, a indústria naval protege o conteúdo nacional. “Não há país que, tendo capacidade e mercado, não proteja seus empregos. Portanto, um conteúdo local mínimo tem que, obrigatoriamente, ser observado para manter emprego e renda em um ativo de capital intensivo como é um estaleiro”, afirmou.

O presidente Lula considerou o evento desta segunda como um ato simbólico e falou da relevância estratégica da Petrobras e de um setor naval forte no Brasil. “Um país com indústria naval se torna competitivo no mercado internacional. E esse estaleiro vai voltar a funcionar”, disse.

A partir da assinatura do contrato, a Ecovix iniciará a preparação do Estaleiro, com adaptação, manutenção e aquisição de ferramentas e máquinas. A expectativa é de que a contratação de profissionais para a construção dos navios ocorra de maneira mais intensa no segundo semestre.

Ao todo, serão mais de mil empregos gerados, chegando a 1.400 pessoas atuando no Estaleiro no pico da produção das embarcações. Estima-se que, até o final de 2027, ocorra a entrega do primeiro navio.  “Contamos com uma estrutura moderna, que precisará de mínimas adaptações, e profissionais com grande expertise para realizar esse trabalho. Temos capacidade física com este ativo pronto para gerar mais de 4.500 empregos”, enfatiza José Antunes Sobrinho.

Estaleiro Rio Grande vai gerar mais de mil empregos