Espetáculos acendem alerta sobre o abuso infantil e orientam ações 

Projeto Creas nas Escolas levou alunos de Teutônia a assistirem “Quando o Segredo Gritar’ e ‘No Meu Corpo Não’, espetáculos que mostram situações de abuso infanto-juvenil. 
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Espetáculos alerta abuso ações
'No Meu Corpo Não' é destinado às crianças e usa da poesia e simbologia para alertar

Espetáculos acendem alerta sobre o abuso e orientam ações – Diante de um problema cada vez mais recorrente percebido no ambiente escolar e nas famílias, foi criado o Projeto Creas nas Escolas. Uma parceria com a Secretaria da Assistência Social e Comdica de Teutônia levou durante dois dias espetáculos realizados pelo Teatro Social que indicam situações de abuso sexual infantil e de adolescentes.

As peças ocorreram no Teatro do Sicredi Ouro Branco. O espetáculo Quando o Segredo Gritar foi direcionado para alunos acima da 6ª ao 9º ano. Um drama chocante que impactou o público. Já para os alunos menores, a peça lúdica ‘No Meu Corpo Não’ mostra de forma impecável os diferentes toques que devem acender o alerta nas próprias crianças.

De acordo com autor, diretor e ator Antonio Lopes, é um tema difícil de ser abordado, mas as pessoas saem emocionadas. “Utilizamos muito a metáfora, a poesia e os símbolos, para poder discutir e denunciar essa agressão e estupidez do ser humano.”

Francisco Lopes e Milla Ferreira

Espetáculos e o alerta sobre abuso

Para a secretária de Assistência Social, Cláudia Cristina Röhrig, a ideia do projeto criado pela equipe técnica do Creas é falar das diversas violências no ambiente familiar e escolar. Segundo ela, as crianças e adolescentes identificam o que é abuso e assim podem buscar ajuda. “No momento do teatro a gente percebe quando a criança se fragiliza ou o adulto se fragiliza. Muitas vezes a pessoa está sofrendo a violência e não consegue identificar. Para isso existe esse serviço especializado.”

Conforme a coordenadora do Creas, Luana Gerhardt, essa temática, por meio do teatro, intensifica a percepção do problema. “A gente percebe um aumento no número de casos de abusos. Diariamente somos notificados sobre isso. A partir do mês de abril iremos iniciar essas ações nas escolas”, afirma.

Para a professora da Escola 24 de Maio, Lilian Lerner, foi um momento de reflexão. “Espetáculo muito válido, alertar quanto ao assunto. A gente acha que não acontece, mas está no nosso meio, temos que estar sempre alertas e deixar os alunos alertas também. Mostrar qual é o toque malicioso, que vai deixar um trauma e vai marcar a criança negativamente.”

Espetáculos alerta abuso ações