Escola do Amanhã abre vagas para duas novas turmas – Uma formação que assegura conhecimentos em robótica oferecida de forma gratuita e que pode fazer muita diferença para um começo de carreira. Esta é a proposta do programa Escola do Amanhã, que está com inscrições abertas para duas novas turmas. O programa é desenvolvido pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nilo Peçanha e Mecatrônica) e Prefeitura, e voltado a jovens entre 14 e 16 anos.
As inscrições devem ser feitas junto à direção das escolas municipais participantes do programa até o dia 27 de setembro. As aulas se iniciam no dia 7 de outubro e se estendem até 4 de dezembro. As duas turmas abertas representam 60 novas vagas na Escola do Amanhã.
As aulas vão ocorrer no Senai Nilo Peçanha e seguem a metodologia Lego Zoom, do conhecimento adquirido a partir da prática e de forma lúdica e interativa. Os alunos vão aprender sobre introdução à robótica, vão conceber, criar robôs em impressora 3D e os fazerem vencer desafios. Ao final do curso, os estudantes vão saber como medir, projetar, fabricar, programar e implementar soluções. Além disso, receberão conhecimentos na área de educação financeira, por meio de parceria com a Sicredi, vão participar de visitas técnicas a indústrias, poderão ouvir palestras e conversar com profissionais. O programa inclui, ainda, dicas sobre prevenção à violência e ao uso de drogas, por meio de parceria com as polícias Civil e Militar.
De acordo com o presidente do Simecs, Ubiratã Rezler, a intenção é que até o final deste ano, quase 700 estudantes estejam formados na Escola do Amanhã. “O programa representa não só oferecer a formação técnica, o que é muito importante, mas também abrir oportunidades para esses jovens. É uma excelente alternativa de aprendizado e de futuro para muitos adolescentes. Significa aproximá-los das empresas e que esse conhecimento possa ser aplicado depois, na prática, como o começo de uma carreira promissora. Queremos que esses jovens se sintam motivados e vejam as indústrias como a sua escolha profissional, onde possam se desenvolver, inovar e ajudar a construir o futuro”, afirma.
Escola do Amanhã abre vagas para duas novas turmas