Equipe gaúcha vence 2ª Edição do Desafio Liga Jovem Sebrae

Maior competição nacional de empreendedorismo e tecnologia na escola destaca inovações e inclusão na educação.,
Vencedores do Desafio Liga Jovem embarcam para Portugal

Equipe gaúcha vence 2ª Edição do Desafio Liga Jovem Sebrae – Projetos de estudantes do Rio Grande do Sul foram grandes vencedores da 2ª Edição do Desafio Liga Jovem Sebrae. Os ganhadores foram anunciados no Evento CASE, em São Paulo, na quinta-feira (28/11), em uma final presencial emocionante com 100 alunos e 20 educadores de 16 estados, representando as cinco regiões brasileiras. Todos os projetos finalistas do RS foram premiados, sendo dois nas categorias Ensino Fundamental e Educação Profissional, que conquistaram os primeiros lugares, e um da categoria Ensino Médio, que ficou na segunda colocação.

Na categoria Imagina, do Ensino Fundamental, o primeiro lugar ficou com o projeto Chama Violeta. Desenvolvido por estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Saint-Hilaire, de Porto Alegre, o projeto facilita a chegada e acolhimento via escola de denúncias de violência sexual. O outro vencedor do estado foi o projeto AGAIA, pela categoria Inspira, da Educação Profissional, que desenvolveu um dispositivo de detecção e alerta para deslizamento de solo argiloso em locais de vulnerabilidade social. O projeto é dos alunos da Escola Técnica Estadual (ETE) Frederico Guilherme Schmidt, de São Leopoldo.

Já o terceiro premiado gaúcho foi o EducaGIP, que conquistou a segunda colocação pela categoria Cria, do Ensino Médio. Desenvolvido por alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL), Campus Sapiranga, trata-se de um aplicativo que reúne conteúdos, palestras e atividades pedagógicas e lúdicas para serem desenvolvidas no espaço escolar visando promover a igualdade de gênero e a representatividade feminina na política.

A educadora Maria Gabriela Pires de Souza, da EMEF Sant-Hilaire, venceu o Desafio Liga Jovem pelo segundo ano consecutivo. Os temas apresentados em 2023 e em 2024 chamaram muito a atenção dos jurados por trazerem soluções de impacto social envolvendo equidade de gênero (Garotas de Vermelho) e combate à violência sexual (Chama Violeta).

“Pelo segundo ano participo do Desafio Liga Jovem. De lá para cá, minha perspectiva formativa se ampliou. O evento, para mim, é o maior festival de empreendedorismo estudantil. Além de opotunizar para as estudantes novas aprendizagens, incentiva que as alunas e os alunos possam se mobilizar para transformarem suas realidades. Para mim, isso é educação transformadora”, destaca a professora.

“Para mim, o Desafio Liga Jovem Sebrae é uma oportunidade de a gente se projetar no futuro, de sonhar. Foram dias incríveis, com vivências únicas. Vou levar para minha vida todo o aprendizado que tive aqui. Além disso, a visibilidade que esse prêmio está dando para o nosso projeto é muito importante, pois quanto mais pessoas a gente alcançar para atuarem no combate à violência sexual, mais crianças e adolescentes serão protegidas. É preciso falar para prevenir, para salvar as crianças da violência sexual”, diz a aluna Joana Dorneles de Souza.

A equipe Chama Violeta conquistou a primeira colocação na categoria Imagina, relacionada aos competidores do Ensino Fundamental. O prêmio será uma viagem a Portugal, a ser realizada em fevereiro de 2025, além de notebooks para todos os estudantes e para a orientadora. As segundas e terceiras colocações também foram premiadas com smartwatches e tablets, respectivamente.

Equipe gaúcha vence 2ª Edição do Desafio Liga Jovem Sebrae