Equipe de Robótica do Colégio Farroupilha é campeã no Sinos Valley Challenge

Equipe conquistou o 1º lugar na modalidade Design de Robô, além do 1º lugar no ranking individual e, ainda, compôs uma das alianças das semifinais.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Equipe de Robótica do Colégio Farroupilha é campeã no Sinos Valley Challenge – Neste final de semana, o Colégio Farroupilha participou do Sinos Valley Challenge, um evento amistoso de robótica da First Tech Challenge (FTC), voltado para jovens de 13 a 18 anos.

Em sua 3º edição, a competição contou com a participação de quatro estudantes da equipe Lösungsjäguer #21342, do Farroupilha, que conquistou o 1º lugar na modalidade Design de Robô, além do 1º lugar no ranking individual e, ainda, compôs uma das alianças das semifinais. A disputa foi realizada no Colégio Marista Pio XII, de Novo Hamburgo.

“O torneio é um momento divertido e construtivo, em que as equipes têm a chance de treinar antes da competição nacional. O intuito é testar as estratégias e robôs para o evento nacional entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março de 2024, que acontece em Brasília, no Parque da Cidade”, acrescenta Roger Pereira, professor de Inovação e Tecnologia e responsável pelo Laboratório Maker e Robótica Educacional.

Idealizado e realizado pela equipe de FTC Underctrl #14391, e com co-organização da empresa STEMOS, essa foi a segunda participação do Farroupilha no evento. Na primeira, a equipe foi agraciada com o prêmio de melhor controlador.

O amistoso tem o objetivo de oportunizar um espaço para as equipes praticarem suas habilidades e aprenderem a pensar como engenheiros. As equipes projetam, constroem e programam seus robôs, além disso, desenvolvem estratégias e constroem robôs com base em princípios sólidos de engenharia, como a prototipagem rápida.

Colégio Farroupilha é campeão em robótica do no Sinos Valley Challenge

Para competir no evento os alunos precisam estar cursando o 9º ano ou o ensino médio, e os robôs são construídos a partir de um kit de peças reutilizáveis, com tecnologia Android, podem ser codificados usando uma variedade de níveis de programação baseada em Java. Além de construir e projetar robôs, as equipes arrecadam fundos, projetam e comercializam a marca de sua equipe e fazem divulgação na comunidade para ganhar prêmios específicos.

“Toda a construção do robô é desenvolvida pelos estudantes em dois encontros semanais de duas horas cada, se intensificando quando estamos perto de uma competição. Os integrantes da equipe são ex-competidores do torneio First Lego League e indicados pelos professores”, pontua Pereira.

O projeto precisa, ainda, estar alinhado ao tema da temporada de disputas. Neste ano, o mote escolhido é “Luzes, câmera, STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática)”. “A temporada 2023/2024 da FTC, Centerstage, vai celebrar o papel que as habilidades STEAM desempenham nas artes e no design para a construção de um mundo de possibilidades infinitas”, conclui o professor.

A produção reúne depoimentos dos ex-líderes Carlos Calcagnotto, Idalice Manchini e Neure Fedrizzi, como também do atual presidente, Rossano Boff, destacando momentos marcantes e projetos que refletem a força e a relevância da entidade por sete décadas.