Encontro da ACIL aborda o ESG na estratégia das empresas

Encontro promovido pelo Núcleo de ESG da Acil aconteceu na tarde desta quinta-feira (14) e integrou a agenda de eventos da Expovale + Construmóbil 2024.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Foto: Frederico Sehn

Encontro da ACIL aborda o ESG na estratégia das empresas – Com objetivo de incentivar mais empresas a adotarem práticas sustentáveis, o Núcleo de ESG da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) promoveu, na tarde desta quinta-feira (14) encontro aberto a profissionais e empresários interessados no tema. Com palestra sobre como o ESG pode ser utilizado na estratégia dos negócios e apresentação do case de uma empresa da serra gaúcha, o evento reuniu cerca de 50 pessoas no auditório do pavilhão 4 do Parque do Imigrante durante a programação da Expovale + Construmóbil 2024.

A contextualização do ESG foi feita pela engenheira química e diretora franqueada da Químea Inteligência Ambiental, Paula de Marco. Ela falou sobre os pilares sociais, ambientais e de governança do ESG e como os empreendedores podem utilizar a estratégia para fortalecer os negócios. “Cada vez mais percebemos uma movimentação dos empreendedores na busca por práticas mais sustentáveis nas empresas”, adiantou. Segundo a profissional, é importante entender que o ESG pode ser aplicado em empresas de todos os portes e segmentos e que, além de incentivar a sustentabilidade, as empresas ainda conseguem cumprir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

De acordo com Paula, as empresas vêm, cada vez mais, buscando conhecimento no tema. “A preocupação em respeitar a sustentabilidade vem apresentando crescimento pelas empresas. Elas buscam cada vez mais essas práticas sustentáveis pela cobrança das outras pessoas como também parta buscar competitividade no mercado”, afirmou.

Rezler Chavetas

A diretora da APQ Gestão para a Sustentabilidade, Quelem Selau, comandou o encerramento da programação com apresentação do case da Rezler, uma das maiores fabricantes de chavetas do Brasil, com sede em Caxias do Sul. Segundo a profissional, desde 2012 a empresa vem implementado o ESG. “Quando a Rezler começou com as práticas de ESG, eles eram considerados uma pequena empresa. Com a implantação dos processos, a Rezler conseguiu atingir novos mercados e realizar parcerias com outras empresas. Hoje, são considerados uma empresa de médio para grande porte”, finalizou.

Encontro da ACIL aborda o ESG na estratégia das empresas