Empresários gaúchos recebem homenagem no CONET & Intersindical 2024. O evento organizado pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) reuniu o ecossistema do setor de transportes entre os dias 1º e 2 de agosto em Itapema, Santa Catarina. “Foi um momento de reconhecimento e solidariedade, onde todos os presentes sentiram a força e a resiliência dos empresários gaúchos diante das adversidades”, afirmou o diretor de Gestão do SETCERGS, Roberto Machado.
Os empresários gaúchos do setor foram representados pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS). Participaram do encontro o vice-presidente de Transportes, Diego Tomasi, a vice-presidente de Transporte Internacional, Andressa Scapini, o vice-presidente de Responsabilidade Social, Tony Bernardini, o diretor de Gestão, Roberto Machado e a diretora Efetiva, Betina Kopper.
O vice-presidente de Responsabilidade Social do SETCERGS, Tony Bernardini, salientou que o encontro se tornou importante por reunir as principais lideranças sindicais do país na área de transportes.
“É um momento de debate e troca de informações, onde podemos entender as direções do mercado para o ano corrente, no caso, 2024. Este ano, discutimos temas importantes como as modulações da ADI e a lei do motorista, o que foi extremamente relevante para todos os presentes. Além disso, as planilhas de custo atualizadas sempre servem como uma excelente referência para nós”, afirmou.
Entre os temas debatidos, Diego Tomasi ressalta a discussão sobre o seguro de cargas, agora uma responsabilidade obrigatória do transportador. “Anteriormente, os transportadores tinham que seguir as regras das seguradoras dos embarcadores, mas agora podemos utilizar nossas próprias seguradoras para a gestão de risco das operações.”
Andressa Scapini afirma que a pauta dos seguros obrigatórios a serem contratos pelos transportadores já foi bastante discutida, mas ainda levanta questionamentos. Ela destaca o voto do Ministro Alexandre de Moraes que deu início aos Embargos de Declaração da ADI 5322 – que aborda a chamada ‘lei do motorista‘. “É um tema de extrema relevância e impacto no transporte rodoviários de cargas logística. Repercute em todo o setor produtivo.”
Temas abordados
A programação se iniciou com palestra de Lilian de Alencar Pinto Campos, Superintendente de Inteligência de Mercado da INFRA S/A. Ela abordou o Plano Setorial Rodoviário do Ministério dos Transportes. Em seguida, Geovani Serafim, Coordenador do Instituto Tecnológico da Comissão de Jovens Empresários e Executivos da NTC&Logística (COMJOVEM), abordou as inovações no transporte de cargas.
Assessor Técnico da NTC&Logística, Lauro Valdívia apresentou o Índice de Variação do INCT e a Pesquisa DECOPE de Mercado no Transporte de Cargas 2024. Fernando Nakagawa, comentarista de Economia e Negócios da CNN Brasil, apresentou o painel “O Futuro do Transporte de Cargas: Tendências 2025”. Palestras com o Diretor Jurídico da NTC&Logística, Marcos Aurélio, e a Gerente Executiva do Poder Legislativo da CNT, Andrea Cavalcanti discutiram a Reforma Tributária.
O segundo dia começou com a Reunião Intersindical NTC&Logística, tendo como temas principais o mercado securitário e as relações trabalhistas no setor. Assessor Jurídico da NTC&Logística, Narciso Figueiroa Junior apresentou pesquisa sobre negociações coletivas e atualizações trabalhistas. Coordenador da CORE-RJ, o delegado de Polícia Civil Fabrício Oliveira apresentou medidas para combater o roubo de cargas no Rio de Janeiro.