Empresa gaúcha lança tecnologia de avatar humanizado com AI em evento na Academia Brasileira de Letras – Você já se imaginou batendo um papo em tempo real com grandes personagens históricos? Desvendar um dos grandes mistérios da literatura brasileira – afinal, Capitu traiu ou não Bentinho? – em uma conversa com Machado de Assis? A grande questão do clássico Dom Casmurro é apenas um dos exemplos do que a tecnologia de avatares humanizados nos permite vivenciar.
A tecnologia foi criada por uma empresa gaúcha e terá seu lançamento nacional na próxima terça-feira (05/03), durante evento da Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro. O avatar de Machado de Assis, personagem escolhido para apresentar a tecnologia ao mundo, dará uma entrevista coletiva aos jornalistas e, a partir do dia seguinte, responderá a perguntas do público durante as visitas guiadas na sede da ABL.
Também chamada de inteligência humanizada, a tecnologia foi desenvolvida pela empresa gaúcha Euvatar Storyliving, especializada em experiências e narrativas inovadoras, com sedes em Pelotas, Porto Alegre e São Paulo. A empresa criou um sistema de avatares humanizados, a partir de um dispositivo e um software equipados com inteligência artificial. A inovação permite uma interação em tempo real entre usuários e avatares digitais, transformando – radicalmente – a experiência de comunicação.
“Estamos acostumados a interagir com máquinas em nosso cotidiano. A diferença com o “Euvatar AI” é que, agora, essas máquinas têm vida, rosto, corpo e voz, oferecendo uma forma completamente inovadora e mais humana de comunicação. É mais do que máquinas, são pessoas digitais”, explica a CEO da Euvatar Storyliving, Flávia Peres.
Com funcionalidades avançadas, como reconhecimento de voz, personalização profunda e integração com banco de dados, o “Euvatar AI” se apresenta como uma solução versátil para diversas situações. Na Academia Brasileira de Letras, por exemplo, a tecnologia será utilizada para recepcionar o público durante as visitas guiadas. Os visitantes poderão conversar com Machado de Assis, que responderá a perguntas sobre sua vida, obra e perspectivas, proporcionando uma experiência imersiva que funde literatura clássica com tecnologia de vanguarda.
Avatar humanizado na Academia Brasileira de Letras
Embora a tecnologia seja versátil e possa ser utilizada em diferentes áreas, Flávia considera que a “Euvatar AI” tem potencial para transformar o atendimento ao cliente. Na prática, a inteligência humanizada possibilita que qualquer empresa, independentemente do segmento, possa oferecer uma interface interativa e empática para o atendimento de clientes em seus espaços físicos. Cada pessoa digital é personalizada com dados e informações específicas da empresa, o que garante um serviço eficiente e sob medida para as necessidades da corporação.
“Com o euvatar, nós vislumbramos uma valorização dos recursos humanos nas empresas. O uso da tecnologia vai aliviar a carga de trabalho dos funcionários em tarefas de atendimento básico, permitindo que as empresas redirecionem seus recursos humanos para áreas que exigem um maior nível de cognição e interação humana”, afirma Flávia.
Um marco na literatura brasileira
Para o jornalista, escritor e presidente da ABL, Merval Pereira, a iniciativa é um marco na história da interseção entre literatura e tecnologia.
“Ao trazer Machado de Assis de volta à vida digitalmente, a Academia Brasileira de Letras está pavimentando um caminho inovador para a disseminação do conhecimento e da cultura. Este avatar não é apenas uma representação estática do autor, mas uma janela para sua mente, sua personalidade e sua obra, capaz de interagir e inspirar as gerações presentes e futuras”, comemora o imortal.
Em formato de entrevista coletiva, o evento de lançamento do avatar de Machado de Assis, será exclusivo para imprensa, acadêmicos e convidados. Durante a recepção, o avatar poderá responder às perguntas dos presentes. Em seguida, às 19h30, a ABL realizará uma transmissão ao vivo em seu perfil no Instagram, para que os seguidores tenham a oportunidade de enviar suas perguntas ao avatar de Machado de Assis, que serão respondidas em tempo real pelo dispositivo.
Euvatar AI
A Euvatar Storyliving é uma empresa gaúcha que atua no desenvolvimento de experiências e narrativas inovadoras a partir do uso de inteligência artificial. Com sede em Pelotas e com apenas x anos de atuação, a empresa já acumula cases de sucesso em todo o país.
Em 2023, foi responsável pelo desenvolvimento e execução das ações de realidade aumentada (avatares gigantes), realizadas na Avenida Paulista, para divulgar a série Sex Education, da Netflix. Também criou a primeira CEO phygital, que fez a palestra de abertura do evento nacional “Líderes em Movimento”, do Sebrae, para uma plateia presencial de mais de mil profissionais e outros 12 mil online. A Euvatar ainda levou inovação para a Expofeira de Pelotas (RS), uma das mais tradicionais feiras agropecuárias do país, ao oferecer para o público experiências imersivas e de “teletransporte” com uma espécie de porta em realidade aumentada que permite a imersão em outros espaços pela tela do celular.
A divulgação e o sucesso desses trabalhos abriu outros mercados para a Euvatar, como o imobiliário. Um dos destaques é a avatar “Mel”, a concierge humanizada da construtora Melnick, que oferece informações sobre empreendimentos imobiliários, e a avatar BABI, da autarquia Sanep, que auxilia o público com dúvidas sobre contas de água.
“Este avanço marca uma nova era na interação humano-máquina, onde a tecnologia não apenas facilita, mas enriquece o atendimento ao cliente, estabelecendo novos padrões de excelência e eficiência no serviço”, finaliza Flávia.
avatar humanizado Academia Brasileira