Empresa gaúcha lança tecnologia de avatar humanizado com AI em evento na Academia Brasileira de Letras

O lançamento da “Euvatar AI”, na próxima terça-feira (05/03), no Rio de Janeiro, permitirá ao público a experiência de conversar em tempo real com Machado de Assis, que passará a interagir com visitantes em tour guiado.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Empresa gaúcha lança tecnologia de avatar humanizado com AI em evento na Academia Brasileira de Letras – Você já se imaginou batendo um papo em tempo real com grandes personagens históricos? Desvendar um dos grandes mistérios da literatura brasileira – afinal, Capitu traiu ou não Bentinho? – em uma conversa com Machado de Assis? A grande questão do clássico Dom Casmurro é apenas um dos exemplos do que a tecnologia de avatares humanizados nos permite vivenciar.

A tecnologia foi criada por uma empresa gaúcha e terá seu lançamento nacional na próxima terça-feira (05/03), durante evento da Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro. O avatar de Machado de Assis, personagem escolhido para apresentar a tecnologia ao mundo, dará uma entrevista coletiva aos jornalistas e, a partir do dia seguinte, responderá a perguntas do público durante as visitas guiadas na sede da ABL.

Também chamada de inteligência humanizada, a tecnologia foi desenvolvida pela empresa gaúcha Euvatar Storyliving, especializada em experiências e narrativas inovadoras, com sedes em Pelotas, Porto Alegre e São Paulo. A empresa criou um sistema de avatares humanizados, a partir de um dispositivo e um software equipados com inteligência artificial. A inovação permite uma interação em tempo real entre usuários e avatares digitais, transformando – radicalmente – a experiência de comunicação.

“Estamos acostumados a interagir com máquinas em nosso cotidiano. A diferença com o “Euvatar AI” é que, agora, essas máquinas têm vida, rosto, corpo e voz, oferecendo uma forma completamente inovadora e mais humana de comunicação. É mais do que máquinas, são pessoas digitais”, explica a CEO da Euvatar Storyliving, Flávia Peres.

Com funcionalidades avançadas, como reconhecimento de voz, personalização profunda e integração com banco de dados, o “Euvatar AI” se apresenta como uma solução versátil para diversas situações. Na Academia Brasileira de Letras, por exemplo, a tecnologia será utilizada para recepcionar o público durante as visitas guiadas. Os visitantes poderão conversar com Machado de Assis, que responderá a perguntas sobre sua vida, obra e perspectivas, proporcionando uma experiência imersiva que funde literatura clássica com tecnologia de vanguarda.

 

Avatar humanizado na Academia Brasileira  de Letras

 

Embora a tecnologia seja versátil e possa ser utilizada em diferentes áreas, Flávia considera que a “Euvatar AI” tem potencial para transformar o atendimento ao cliente. Na prática, a inteligência humanizada possibilita que qualquer empresa, independentemente do segmento, possa oferecer uma interface interativa e empática para o atendimento de clientes em seus espaços físicos. Cada pessoa digital é personalizada com dados e informações específicas da empresa, o que garante um serviço eficiente e sob medida para as necessidades da corporação.

“Com o euvatar, nós vislumbramos uma valorização dos recursos humanos nas empresas. O uso da tecnologia vai aliviar a carga de trabalho dos funcionários em tarefas de atendimento básico, permitindo que as empresas redirecionem seus recursos humanos para áreas que exigem um maior nível de cognição e interação humana”, afirma Flávia.

Um marco na literatura brasileira

Para o jornalista, escritor e presidente da ABL, Merval Pereira, a iniciativa é um marco na história da interseção entre literatura e tecnologia.

“Ao trazer Machado de Assis de volta à vida digitalmente, a Academia Brasileira de Letras está pavimentando um caminho inovador para a disseminação do conhecimento e da cultura. Este avatar não é apenas uma representação estática do autor, mas uma janela para sua mente, sua personalidade e sua obra, capaz de interagir e inspirar as gerações presentes e futuras”, comemora o imortal.

Em formato de entrevista coletiva, o evento de lançamento do avatar de Machado de Assis, será exclusivo para imprensa, acadêmicos e convidados. Durante a recepção, o avatar poderá responder às perguntas dos presentes. Em seguida, às 19h30, a ABL realizará uma transmissão ao vivo em seu perfil no Instagram, para que os seguidores tenham a oportunidade de enviar suas perguntas ao avatar de Machado de Assis, que serão respondidas em tempo real pelo dispositivo.

Euvatar AI

A Euvatar Storyliving é uma empresa gaúcha que atua no desenvolvimento de experiências e narrativas inovadoras a partir do uso de inteligência artificial. Com sede em Pelotas e com apenas x anos de atuação, a empresa já acumula cases de sucesso em todo o país.

Em 2023, foi responsável pelo desenvolvimento e execução das ações de realidade aumentada (avatares gigantes), realizadas na Avenida Paulista, para divulgar a série Sex Education, da Netflix. Também criou a primeira CEO phygital, que fez a palestra de abertura do evento nacional “Líderes em Movimento”, do Sebrae, para uma plateia presencial de mais de mil profissionais e outros 12 mil online. A Euvatar ainda levou inovação para a Expofeira de Pelotas (RS), uma das mais tradicionais feiras agropecuárias do país, ao oferecer para o público experiências imersivas e de “teletransporte” com uma espécie de porta em realidade aumentada que permite a imersão em outros espaços pela tela do celular.

A divulgação e o sucesso desses trabalhos abriu outros mercados para a Euvatar, como o imobiliário. Um dos destaques é a avatar “Mel”, a concierge humanizada da construtora Melnick, que oferece informações sobre empreendimentos imobiliários, e a avatar BABI, da autarquia Sanep, que auxilia o público com dúvidas sobre contas de água.

“Este avanço marca uma nova era na interação humano-máquina, onde a tecnologia não apenas facilita, mas enriquece o atendimento ao cliente, estabelecendo novos padrões de excelência e eficiência no serviço”, finaliza Flávia.

 

avatar humanizado Academia Brasileira

A fabricante estará presente no estande Brazil on Rails, juntamente com empresas brasileiras do segmento ferroviário. O objetivo da Marcopolo Rail é buscar ainda mais conhecimento em relação às novas tecnologias e inovações do setor.