Embrapa promove seminários sobre mulheres rurais no RS

Os encontros acontecem em Bagé, Pelotas e Bento Gonçalves e terão o lançamento do Guia de Orientação para incorporar a perspectiva de gênero em projetos de pesquisa em Ciência e Tecnologia.
Sicoob e Embrapa firmam parceria em Boas Práticas Agropecuárias Para auxiliar os cooperados a superarem esses obstáculos e aprimorarem os sistemas de produção de gado de corte, o Sicoob firmou uma parceria com a Embrapa para implementar o Programa Boas Práticas Agropecuárias (BPA), que incentiva a adoção de protocolos de controle de qualidade para sistemas de produção sustentáveis, para maior rentabilidade e competitividade. Segundo Francisco Reposse Júnior, Diretor Comercial e de Canais do Sicoob, por meio da parceria, seus cooperados terão acesso a técnicos altamente capacitados em assistência técnica rural, que fornecerão protocolos de controle de qualidade para gado de corte, realizarão diagnósticos precisos e auxiliarão os produtores na implementação de melhorias, assegurando o cumprimento dos requisitos do Programa BPA. “Temos o prazer de anunciar uma parceria estratégica, resultado de um longo período de planejamento e desenvolvimento. A Embrapa, reconhecida como líder em pesquisa agropecuária no Brasil, unirá forças com o Sicoob para impulsionar o Programa BPA, contribuindo, assim, para mais rentabilidade ao produtor, que contará com um rebanho mais eficiente e, consequentemente, menos perdas”, esclarece o executivo. A assinatura do acordo ocorrerá no dia 25 de março na Dinapec, uma feira tecnológica, que acontece nos dias 24, 25 e 26 de março de 2025, em Campo Grande (MS). O Sicoob também é patrocinador oficial do evento e participará do primeiro Fórum Pré-COP 30, que abordará a Sustentabilidade da Produção de Bovinos no Brasil, demostrando que o tema é uma parte essencial de sua identidade. Sobre o BPA As Boas Práticas Agropecuárias – Bovinos e Bubalinos de Corte (BPA) referem-se a um conjunto de normas e de procedimentos a serem observados pelos produtores rurais, que além de tornar os sistemas de produção mais rentáveis e competitivos, asseguram também a oferta de alimentos seguros, oriundos de sistemas de produção sustentáveis. Por meio do programa, o produtor rural poderá identificar e controlar os diversos fatores, que influenciam a produção, contribuindo para o aumento do desfrute do rebanho e na redução das perdas. Isso resulta em sistemas de produção mais competitivos, mediante a consolidação do mercado interno e a ampliação das possibilidades de conquista de novos mercados que valorizam a carne e o couro de alta qualidade.

Embrapa promove seminários sobre mulheres rurais no RS – Começa hoje o conjunto de seminários que tem como objetivo aproximar a ciência agropecuária das mulheres do campo, das florestas e das águas. Por iniciativa da Embrapa, em parceria com a Emater/RS – Ascar, os seminários “Mulheres Rurais: cultivando novas relações entre o campo e a pesquisa”, ocorrem na Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Clima Temperado e Embrapa Uva e Vinho, respectivamente. A iniciativa também integra o esforço do Plano Recupera Rural RS e da Diretoria de Negócios da estatal.

Durante os eventos, a empresa lança o “Guia de Orientação – perguntas e recomendações para incorporar a perspectiva de gênero em projetos e programas de Ciência e Tecnologia”. A iniciativa integra o Programa de Cooperação Internacional para a Agricultura do Cone Sul (Procisur). Na ocasião, a pesquisadora da Diretoria de Negócios, Cristina Arzabe, apresentará o Observatório de Mulheres Rurais do Brasil.

Criado em 2022, o Observatório faz parte do Sistema de Inteligência Estratégica da Embrapa – Agropensa. Por meio da apresentação visual e interativa de dados, de análises, diagnósticos e prognósticos, o Observatório fornece subsídios para o desenvolvimento de estratégias, projetos e programas e para criação ou aprimoramento de políticas públicas em benefício das mulheres que atuam em atividades agropecuárias, florestais e/ou aquícolas.

“Este debate é de suma importância para o fortalecimento das ações da Embrapa voltadas às mulheres dos campos, das florestas e das águas, em total sinergia com a política de Diversidade, Equidade e Inclusão da Embrapa, que será lançada em breve. Estes eventos também são uma resposta da Embrapa ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 – Igualdade de Gênero, da Agenda 2030, à qual o Brasil é signatário, e compartilham com esforços conjuntos nas diferentes esferas governamentais para dar às mulheres direitos iguais ao acesso a diferentes recursos, que no caso da nossa empresa, envolvem as soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação”, afirma a diretora de Negócios, Ana Euler.

Segundo ela, a expectativa é de promover diversos outros eventos locais e regionais similares a estes, e a ampliação de projetos que abarquem também o público feminino no seu escopo, sendo mais inclusivos e abrangentes.  O primeiro encontro será realizado nesta quinta-feira (12/9), na sede Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (BR 153, KM 632,9, Vila Industrial), a partir das 14h. O segundo acontecerá na sexta-feira (13/9), na sede da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas (BR-392, km 78 Monte Bonito), a partir das 8h30. E o terceiro encontro do RS acontecerá na Embrapa Uva e Vinho, no dia 19 de setembro, em Bento Gonçalves, a partir das 8h.

 

Serviço:

Seminário: Mulheres Rurais – cultivando novas relações entre o campo e a pesquisa

Dia 12/09 na Embrapa Pecuária Sul, a partir das 14h.

Dia 13/09, na Embrapa Clima Temperado, a partir das 8h30.

Dia 19/09, na Embrapa Uva e Vinho, a partir das 8h.

 

Embrapa promove seminários sobre mulheres rurais no RS