Do varejo de moda ao comércio eletrônico: Monjuá investe R$ 700 mil em tecnologia

Com 72 lojas físicas no estado, Monjuá busca agora se consolidar como uma empresa multicanal.
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Do varejo de moda ao comércio eletrônico: Monjuá investe R$ 700 mil em tecnologia – Uma das mais conhecidas redes de varejo do Rio Grande do Sul, com quase 60 anos de história e mais de 70 unidades próprias espalhadas pelo estado, a Monjuá planeja agora sua expansão pelo e-commerce.

De acordo com o CEO da marca, Felipe Bender, a Monjuá iniciou um investimento de R$ 700 mil em sistemas que proporcionem o desenvolvimento desse canal.

“O nosso objetivo é tornar o nosso e-commerce a principal ‘loja’ da Monjuá. Começamos em setembro os nossos esforços e ainda estamos em uma etapa de experimentação e teste. Temos muito forte na nossa cultura a venda afetiva, um contato muito próximo da força de vendas com o nosso cliente. Estamos entendendo ainda quanto dos nossos clientes que já são ativos vão aderir também a essa modalidade. Começamos a colocar no eletrônico as coleções exclusivas, que são menores, e a ideia é pouco a pouco fazer a expansão”, explica.

Felipe revela que a aposta na ampliação do canal de vendas é futuramente consolidar a Monjuá como uma empresa omnichannel, ou seja, com canais integrados em uma única estratégia, possibilitando que o cliente tenha uma experiência única, independentemente de escolher apenas um ou diferentes canais para concluir uma compra. “Essa estratégia facilita muito o envio dos produtos, pois nem todas as lojas tem similaridade de estoque”, explica.

Com 72 lojas e mais de 700 funcionários, a Monjuá é uma das maiores redes de varejo de moda do estado. Só em 2022, registrou R$ 150 milhões em vendas e, de acordo com Felipe, 2023 ficou marcado pelo início das atividades do MonjuFácil, financeira do grupo que oferece serviços de empréstimos e seguros em suas lojas.

Fundada em Três Passos, a empresa recebia o nome da cidade até 2017. A mudança de nome também representou um novo posicionamento, com confecção de marca própria e peças femininas e masculinas direcionadas a um público com espírito jovem. Monjuá vem do tupi-guarani e significa “ficar de boca aberta” ou “de queixo caído”, expressão que resgata o propósito de inspirar felicidade da empresa. Com a escolha de um nome indígena, a Monjuá passou a incentivar a diversidade sociocultural, promovendo as inúmeras contribuições dos povos originários para toda a sociedade, implementando assim em 2021, o programa Monjuá + Povos Indígenas.

“Estas parcerias surgiram com o objetivo de criarmos juntos coleções de roupas e acessórios que revelam a beleza dessas culturas milenares que foram transmitidas através da oralidade por todos esses 14 mil anos de histórias contadas”, explica Felipe. “Esse é um programa perene na empresa, e ano a ano lançaremos coleções exclusivas que contam histórias dos povos e territórios do Brasil, logo das nossas origens e raízes. Essas parcerias contribuem com nossos pilares de Moda, Ancestralidade e Felicidade. Em contrapartida, também queremos contribuir com as comunidades, através de retornos financeiros justos (definido de forma consensual) e da exposição positiva das comunidades.”

 

Sobre a Monjuá

Há 59 anos, a empresa inspira bem-estar e felicidade através da moda por todo o Rio Grande do Sul. Com inovação, acolhimento e comprometimento, sua equipe busca contribuir para o crescimento de seus colaboradores e parceiros. São mais de 70 lojas e mais de 700 colaboradores que tornam a empresa uma das maiores redes de varejo de moda do Estado. Para a Monjuá, inspirar a felicidade não é apenas um slogan, mas também um propósito, meta e “forma de ser”. Em tudo o que faz, a equipe da marca busca a felicidade como ponto inicial – e final.

 

moda comércio eletrônico Monjuá

A fabricante estará presente no estande Brazil on Rails, juntamente com empresas brasileiras do segmento ferroviário. O objetivo da Marcopolo Rail é buscar ainda mais conhecimento em relação às novas tecnologias e inovações do setor.