Do varejo de moda ao comércio eletrônico: Monjuá investe R$ 700 mil em tecnologia

Com 72 lojas físicas no estado, Monjuá busca agora se consolidar como uma empresa multicanal.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Do varejo de moda ao comércio eletrônico: Monjuá investe R$ 700 mil em tecnologia – Uma das mais conhecidas redes de varejo do Rio Grande do Sul, com quase 60 anos de história e mais de 70 unidades próprias espalhadas pelo estado, a Monjuá planeja agora sua expansão pelo e-commerce.

De acordo com o CEO da marca, Felipe Bender, a Monjuá iniciou um investimento de R$ 700 mil em sistemas que proporcionem o desenvolvimento desse canal.

“O nosso objetivo é tornar o nosso e-commerce a principal ‘loja’ da Monjuá. Começamos em setembro os nossos esforços e ainda estamos em uma etapa de experimentação e teste. Temos muito forte na nossa cultura a venda afetiva, um contato muito próximo da força de vendas com o nosso cliente. Estamos entendendo ainda quanto dos nossos clientes que já são ativos vão aderir também a essa modalidade. Começamos a colocar no eletrônico as coleções exclusivas, que são menores, e a ideia é pouco a pouco fazer a expansão”, explica.

Felipe revela que a aposta na ampliação do canal de vendas é futuramente consolidar a Monjuá como uma empresa omnichannel, ou seja, com canais integrados em uma única estratégia, possibilitando que o cliente tenha uma experiência única, independentemente de escolher apenas um ou diferentes canais para concluir uma compra. “Essa estratégia facilita muito o envio dos produtos, pois nem todas as lojas tem similaridade de estoque”, explica.

Com 72 lojas e mais de 700 funcionários, a Monjuá é uma das maiores redes de varejo de moda do estado. Só em 2022, registrou R$ 150 milhões em vendas e, de acordo com Felipe, 2023 ficou marcado pelo início das atividades do MonjuFácil, financeira do grupo que oferece serviços de empréstimos e seguros em suas lojas.

Fundada em Três Passos, a empresa recebia o nome da cidade até 2017. A mudança de nome também representou um novo posicionamento, com confecção de marca própria e peças femininas e masculinas direcionadas a um público com espírito jovem. Monjuá vem do tupi-guarani e significa “ficar de boca aberta” ou “de queixo caído”, expressão que resgata o propósito de inspirar felicidade da empresa. Com a escolha de um nome indígena, a Monjuá passou a incentivar a diversidade sociocultural, promovendo as inúmeras contribuições dos povos originários para toda a sociedade, implementando assim em 2021, o programa Monjuá + Povos Indígenas.

“Estas parcerias surgiram com o objetivo de criarmos juntos coleções de roupas e acessórios que revelam a beleza dessas culturas milenares que foram transmitidas através da oralidade por todos esses 14 mil anos de histórias contadas”, explica Felipe. “Esse é um programa perene na empresa, e ano a ano lançaremos coleções exclusivas que contam histórias dos povos e territórios do Brasil, logo das nossas origens e raízes. Essas parcerias contribuem com nossos pilares de Moda, Ancestralidade e Felicidade. Em contrapartida, também queremos contribuir com as comunidades, através de retornos financeiros justos (definido de forma consensual) e da exposição positiva das comunidades.”

 

Sobre a Monjuá

Há 59 anos, a empresa inspira bem-estar e felicidade através da moda por todo o Rio Grande do Sul. Com inovação, acolhimento e comprometimento, sua equipe busca contribuir para o crescimento de seus colaboradores e parceiros. São mais de 70 lojas e mais de 700 colaboradores que tornam a empresa uma das maiores redes de varejo de moda do Estado. Para a Monjuá, inspirar a felicidade não é apenas um slogan, mas também um propósito, meta e “forma de ser”. Em tudo o que faz, a equipe da marca busca a felicidade como ponto inicial – e final.

 

moda comércio eletrônico Monjuá

A produção reúne depoimentos dos ex-líderes Carlos Calcagnotto, Idalice Manchini e Neure Fedrizzi, como também do atual presidente, Rossano Boff, destacando momentos marcantes e projetos que refletem a força e a relevância da entidade por sete décadas.