A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, no Dia Mundial do Planeta Terra, reforça seus principais compromissos em prol da preservação dos recursos naturais e do meio ambiente. Tendo a ecoeficiência como base em suas operações no Brasil e no exterior, a empresa promove o uso adequado e consciente dos insumos ao longo de sua cadeia de valor.
“Acreditamos que é necessário colocar em prática ações que proporcionem adequadamente o uso dos recursos naturais. Estamos atentos às mudanças climáticas e cada vez mais engajados em buscar inovações em sustentabilidade quanto ao uso da água, ao uso consciente de energia, a gestão de resíduos e a rastreabilidade dos nossos produtos e processos”, afirma Mariana Modesto, diretora de Sustentabilidade da BRF.
O uso de energia limpa em suas operações, por exemplo, é um dos principais compromissos da Companhia, que até 2030 planeja aumentar para 50% a energia elétrica proveniente de fontes limpas. Para atingir esse objetivo, a BRF anunciou em 2021 a construção de um parque eólico, em parceria com a AES Brasil, e de um parque de energia solar junto à Pontoon. Por meio das parcerias, a Companhia viabilizará cerca de 90% de energia elétrica proveniente de fontes limpas até 2030 nas operações do Brasil, o que irá gerar um potencial de redução de custos de aproximadamente R$ 1,7 bilhão nos próximos 15 anos.
Dia Mundial Planeta Terra
A parceria com o Banco do Brasil, anunciada no ano passado, para o financiamento de instalação de painéis solares nas propriedades de nossos integrados, já rendeu frutos. Mais de 100 produtores da BRF estão usufruindo da tecnologia nas granjas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, e outras dezenas de projetos de usinas solares em novas propriedades estão em fase de estudo, planejamento ou análise.
Quando se trata de gestão de resíduos, nas unidades da BRF e também no campo, as ações em prol da preservação do planeta se disseminam de diferentes formas. No Rio Grande do Sul, a unidade de produção de pet food localizada em Ivoti deixou de enviar, desde abril deste ano, 6 toneladas mensais de resíduos não recicláveis a aterros.
No campo, os produtores integrados também fazem a sua parte. No Paraná, por exemplo, Clarice Eckert, produtora de Carambeí (PR), juntamente com o marido cria 187 mil aves de corte distribuídas em 5 barracões. A preocupação com a sustentabilidade permeia toda a gestão do negócio. Os resíduos gerados na propriedade, após devido tratamento, são utilizados como adubo na lavoura. A propriedade também já utiliza energia solar em suas atividades.
No Estado de Santa Catarina, a BRF conta com o projeto “Transformando Vidas, Construindo Sonhos”, realizado por associações de moradores de Capinzal, no Meio-Oeste de Santa Catarina, com o apoio do Instituto BRF. A iniciativa encerrou 2021 com 105 toneladas de resíduos recolhidos nos cinco anos do programa. Criado como uma ação do Programa de Voluntariado do Instituto, o projeto é realizado desde 2016 e incentiva práticas de separação e reciclagem na comunidade com cinco postos de recolhimento espalhados pelos bairros da cidade.
A BRF também conta com outras frentes de atuação, conectadas ao seu compromisso com o Dia Mundial do Planeta Terra de ser Net Zero até 2040, tais como: rastrear 100% dos grãos adquiridos da Amazônia e do Cerrado até 2025 e otimizar sua eficiência operacional por meio da utilização de novas tecnologias para tratamento de seus efluentes e resíduos, utilização de combustíveis alternativos em suas frotas, dentre outras.
Sobre a BRF
Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF, está presente em 117 países. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos – para pessoas e seus pets em todo o mundo – por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy, a Companhia pauta suas ações nos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade. A empresa baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 100 mil colaboradores no mundo, mais de 350 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.