Dia das Crianças: qual o melhor tipo de pilha para os brinquedos. Uma das datas mais aguardadas pelos varejistas, o Dia das Crianças deve atingir a marca de R$ 5,95 bilhões de faturamento só no e-commerce, em 2023, de acordo com Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Quem também fica contente são os pequenos, que ganham muitos brinquedos que se mexem, emitem algum tipo de som e que precisam de pilhas para funcionar.
Com o foco de auxiliar os pais a escolherem a melhor opção desse produto com maior durabilidade e custo-benefício, Douglas Muniz, especialista em pilhas e gerente de produto na Elgin, empresa que atua nos setores de bens de consumo, ar-condicionado e eletrodomésticos, energia solar, refrigeração comercial e automação comercial, esclarece algumas dúvidas na hora de comprar pilhas e no manuseio deste equipamento.
Dia das Crianças e as pilhas dos brinquedos com alto consumo
“Brinquedos eletrônicos possuem um alto consumo de energia. Por isso, o mais indicado são as pilhas alcalinas, por causa da sua composição, ela tem maior durabilidade. Porém, se o aparelho for usado com muita frequência, as recarregáveis são a melhor opção, principalmente, aquelas que são de NiMH (Níquel Metal Hidreto), já que possui maior capacidade de recarga, além disso, não possui cádmio e não desenvolve o ‘efeito memória’”, destaca Muniz.
2) Pilhas comuns e alcalinas
Misturar pilhas comuns e alcalinas em um mesmo brinquedo não é uma boa alternativa. O especialista explica que isso sobrecarrega uma delas e isso faz com que elas descarreguem de forma desigual e isso também afeta no desempenho do aparelho. “Usar tipos diferentes de pilhas, ou então, novas e antigas, além de diminuir a vida útil do produto, pode também provocar vazamentos”, reforça o especialista.
3) Fique atento ao prazo de validade
Pilhas também possuem prazo de validade e isso deve ser respeitado. “Por isso, nunca guarde elas por muito tempo nos equipamentos eletrônicos. Elas possuem um ácido e com o tempo, a pilha vai se degradando e isso acaba vazando, entrando em contato com o ar até formar cristais”, detalha Muniz.
4) Descarte correto
É sempre bom reforçar sobre o descarte das pilhas, pois algumas delas trazem substâncias tóxicas (metais) em sua composição, que podem impactar negativamente o meio ambiente quando o destino dela não acontece do modo correto. Algumas empresas, lojas e até prédios já recolhem as pilhas e dão a elas um destino correto. É papel do consumidor procurar por locais que fazem esse tipo de coleta.
De forma geral é importante atentar-se às escolhas de pilhas para evitar problemas futuros. Isso garante segurança ao consumidor e qualidade do brinquedo escolhido. “Fique atento às instruções e a montagem dos brinquedos, que deve ser sempre acompanhado de um adulto, pois elas podem ocasionar, em alguns casos, sérios riscos à saúde dos pequenos”, finaliza Douglas Muniz.
Dia Crianças pilha brinquedos