Criptomoeda é movimento de tokenização da economia, diz presidente

Amplamente conhecido como um defensor da inovação nas finanças, Roberto Campos Neto falou sobre a tokenização da economia durante o painel de abertura de evento
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Campos Neto afirmou que a regulação proposta pelo Banco Central vai exigir que as exchanges comprovem a posse dos ativos negociados.

“A criptomoeda desencadeou um processo irreversível de tokenização da economia”, afirmou o presidente do BC, Roberto Campos Neto. A fala ocorreu logo depois da abertura do Rio Crypto Summit, no Rio de Janeiro.

Posteriormente, o presidente afirmou que a revolução implantada pelo bitcoin e a tecnologia blockchain foi a possibilidade de extrair valor de uma infinidade de ativos através da tokenização.

“Igualmente, o que as pessoas estão fazendo é achando algo que tem valor, colocam a criptografia em torno disso, adicionam a uma base de dados distribuída, onde você pode verificar a propriedade e transferir valores.”

No entanto, segundo ele, a maior parte do que está acontecendo é a utilização desta tecnologia para extrair valor de alguma coisa. “Por conseguinte, o que está no centro do debate não são as criptomoedas ou as CBDCs, mas a tokenização da economia.”

Por quanto, a respeito da regulação de criptoativos no Brasil, destacou os riscos da concentração da custódia dos criptoativos dos usuários brasileiros sob o controle de algumas exchanges –  corretoras de criptoativos.

Entretanto, informou que 83% de todos os criptoativos estão sob quatro custódias. “É perigoso. As pessoas não estão comprando criptoativos, elas estão comprando certificados que supostamente têm um criptoativo por trás. Se não regularmos [esse mercado], não saberemos.”

Criptomoeda e a tokenização da economia

Não só, Campos Neto informou que moeda digital do Banco Central (CBDC) fornecerá a infraestrutura para tokenização dos ativos. Como também, terá unidades de valor digital baseadas na tecnologia Blockchain. Uma forma de garantir maior segurança no ativo.

Presidente do BCE faz um alerta em meio á crise

No dia 23 de maio, a presidente do Banco Central Europeu Christine Lagarde disse  em um programa de TV Holandês que as criptomoeadas não valia nada. Ela apontou para os eventos recentes, como a queda expressiva do Bitcoin, como algo ‘sem surpresas’.

“Os criptoativos são inúteis, não vale nada. É baseado em nada. Não há ativo subjacente para atuar como âncora de segurança”, acrescentou Lagarde. “Eu sempre disse que os ativos criptográficos são ativos altamente especulativos e altamente arriscados”.

Por fim, Lagarde também falou sobre os planos do BCE de lançar o euro digital, uma moeda digital emitida e apoiada pelo banco central (CBDC): “O Banco Central estará por trás disso. Acredito que isso é muito diferente de qualquer uma dessas (criptomoedas)”, concluiu.

O que significa

Tokens: unidades de valor que organizações ou projetos baseados em blockchain desenvolvem em cima de redes blockchain existentes. Tem compatibilidade com as criptomoedas dessa rede, mas são uma classe de ativos digitais totalmente diferente.

Blockchain: É basicamente um livro contábil que faz o registro de transações de criptomoedas, de forma que esse registro seja confiável e imutável.

criptomoeda tokenização economia presidente

Fonte: Revista Exame e Olhar Digital

A produção reúne depoimentos dos ex-líderes Carlos Calcagnotto, Idalice Manchini e Neure Fedrizzi, como também do atual presidente, Rossano Boff, destacando momentos marcantes e projetos que refletem a força e a relevância da entidade por sete décadas.