Muito network, conhecimento e insights marcaram a primeira edição do Cria Summit 

Evento inédito sobre inovação, tecnologia, gestão e marketing trouxe cases de sucesso e inspiração para empreendedores da comunicação.
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Foto: Diego Silva Midea/Ampliar Comunicação

O Cria Summit trouxe profissionais com grande experiência nas áreas de marketing, inovação, gestão e tecnologia. Para o coordenador do evento e diretor da Criação.cc, empresa especializada em criação de sites, Eduardo Pittol, o evento cumpriu com os objetivos, realizando muito network, conhecimento e troca de ideias. “A intenção é seguir com o Cria Summit, quem sabe o próximo episódio possa ser realizado em Porto Alegre”.

Eduardo Pittol, coordenador do evento. Foto: Diego Silva Midea/Ampliar Comunicação

Para o mediador do evento, jornalista de Economia, Inovação e Negócios no Grupo A Hora, Thiago Maurique, o evento serviu para desmistificar o marketing digital. “Hoje se fala muito sobre marketing, existem muitos tutoriais, ferramentas, mas muito pouco se sabe na prática, de que forma pode ajudar nos negócios. O evento trouxe um norte mais claro sobre como funciona, quais objetivos e propósito de uma ação de marketing digital ou off.”

Fotos: Diego Silva Midea/Ampliar Comunicação

Cria Summit traz a inovação no marketing com case da Share 

O workshop “Marketing na prática: do planejamento ao engajamento” realizado pela analista de conteúdo da Share, Vitória Santos, foi uma aula sobre a organização do trabalho do social media e a relação com o cliente.

O marketing de conteúdo alimenta as outras estratégias de forma que leva o público a venda. “Antes de sair postando, pensando em vender, é preciso organizar um planejamento, de forma que cada post seja parte do plano. Publicação sem objetivo vai pro lixo.”

De acordo com Vitória, é preciso antes de mais nada conhecer o público, observar as marcas concorrentes, analisar dados e definir a persona da marca. “Se a marca fosse uma pessoa, qual seria? Feminino ou masculino, qual classe social e para quem ela vai falar?”

É preciso entender as necessidades e as dores do cliente para oferecer as soluções. Nunca na história as marcas tiveram que se envolver tanto com a humanização como agora. Ela citou o exemplo da Netflix, que se trata de uma persona feminina, que responde como um humano comum e não um robô, nas redes sociais. “Não é só planilha de post. É a visão que amarra os diferentes canais e ferramentas.”

Para finalizar a participação, Vitória mostrou uma frase de Abraham Lincoln, que fala sobre a preparação antes da ação. “Se eu tivesse apenas uma hora para cortar uma árvore, eu gastaria 45 minutos afiando meu machado. Então é muita preparação. E nunca esquecer para quem estamos falando. É sobre as pessoas. Elas são mais importantes.” 

Vitória é estrategista de conteúdo da Share.

Inspiração do Gramado Summit 

A jornalista e mestranda em Ciências da Comunicação, Martina Beloto é diretora de Comunicação da Gramado Summit, maior conferência de inovação da América Latina. “Sou muito a favor dessas iniciativasfocadas em discutir temáticas. O próprio Gramado Summit já realizou eventos assim, itinerantes, durante um tempo, visando democratizar o bate-papo”.

Ela foi a segunda palestrante do evento e mostrou o case de sucesso do evento, que começou com 600 participantes e na última edição alcançou a marca de 6 mil. 

“Nosso relacionamento com a imprensa sempre foi uma das prioridades. Nós analisamos a forma de atuação dos meios de comunicação e chegamos a conclusão de que era preciso produzir conteúdos exclusivos para conquistar espaço nos grandes veículos.”

Segundo Martina, 10% dos releases são publicados, 35% das coberturas de centos e 45% dos conteúdos exclusivos ganharam páginas sobre o evento. 

Martina Beloto, diretora de comunicação da Gramado Summit.

Conforme o diretor de Marketing da Delivery Much, Vinícius Dambros, as estratégias de campanhas não são medidas por curtidas, mas pelo ROI – Retorno do investimento. Ele afirma que muitas vezes uma campanha traz um aumento de pedidos, mas que isso pode não ser real, tendo em vista que esses consumidores já iriam pedir mesmo sem a campanha. “É preciso medir com assertividade quando realmente cresce o número de vendas, para daí sim ver que houve retorno naquele determinado investimento”, afirma.

Segundo o publicitário e CEO da Paes Digital, Patrick Paes, a captação de clientes na internet passa por algumas etapas, entre elas, a da consciência. Existe uma diferença entre saber que existe um produto e comprar este produto. “O networking é uma das armas mais poderosas na construção de negócios. Conectar-se com pessoas que tem o mesmo interesse é um ativo importantíssimo para todo profissional que deseja se aperfeiçoar em qualquer nível. Afinal, num mundo cada vez mais tecnológico, a relação entre pessoas ainda é o determinante do sucesso na construção de carreiras e negócios. Para mim, estar em eventos assim e fazer parte de movimentos do ecossistema é o ativo que mais valorizo em minha trajetória profissional”, conclui.

 

Patrick Paes, da Paes Digital.

Cria Summit marketing inovação