A Corteva Agriscience, por meio da Linha Pastagem, integra a programação da Expointer 2024. O evento ocorre de 24 de agosto a 1º de setembro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (PEEAB), em Esteio.
Na 47ª edição da feira, considerada a maior da agropecuária a céu aberto da América Latina, a empresa apresenta a palestra “Por que utilizar herbicidas na pastagem”. A explanação será ministrada por Elodir Schernoski, engenheiro agrônomo e Representante Comercial da Corteva.
A empresa também fará o lançamento do 30º Livro Integração de Atividades Rurais da Federação dos Clubes de Integração e Trocas de Experiências (Federacite). A Linha Pastagem da Corteva Agriscience ainda leva à Expointer suas soluções tecnológicas e sustentáveis para a recuperação de áreas de pastagens degradadas, tornando o pasto mais produtivo para a alimentação do rebanho.
Conhecimento técnico para o pecuarista
A palestra “Por que utilizar herbicidas na pastagem” ocorre no dia 27 de agosto, terça-feira, às 14 horas, na Casa da Federacite. Na conversa, Schernoski abordará como as soluções melhoram a qualidade do pasto, refletindo na maior produção de carne e leite e, consequentemente, na redução da abertura de novas áreas, além de levar maior eficiência e praticidade no manejo do pasto.
Outro tópico será a recuperação de áreas degradadas, que são transformadas novamente em pastagens produtivas com o manejo de herbicidas. Eles promovem grande sequestro de CO2, tornando a propriedade mais sustentável.
Já às 15h20, acontece o lançamento do 30º Livro Integração de Atividades Rurais da Federacite. O Time de Especialistas da Linha Pastagem da Corteva integra a autoria com um capítulo sobre a produção sustentável da pecuária com estoques de carbono.
No texto, é contada a história do pecuarista Carlos Roberto Simm, de Campestre da Serra (RS). Simm é reconhecido como Pecuarista-S, programa da Plataforma-S da Linha Pastagem da Corteva, que valoriza as melhores práticas sustentáveis na pecuária como referências a serem seguidas.
Através desse projeto, Simm pôde realizar o estudo da pegada de carbono. Tendo como resultado um estoque positivo da fazenda, com 60 toneladas de carbono sequestrados, agora busca obter o selo de Carbono Negativo para a carne produzida na propriedade.
Consultoria para o manejo do pasto
Na Expointer, o time de especialistas da Linha Pastagem da Corteva Agriscience estará no Casa da Federacite durante todo o evento para mostrar como funciona o manejo do portfólio de herbicidas da Corteva e como elas atuam diretamente no gerenciamento das invasoras.
A linha Pastagem conta com as tecnologias Ultra-S e XT-S, desenvolvidas especialmente para o melhor manejo das pastagens, gerenciando os desafios com plantas daninhas e restaurando a produtividade por hectare. As inovações auxiliam levar maior qualidade ao pasto e consequentemente, maior valor nutricional para o rebanho.
A Tecnologia Ultra-S está embarcada na família de herbicidas composta por Aminopiralide e 2,4-D e demonstra alta eficiência no controle das principais plantas daninhas anuais e bianuais de folhas largas, como o Fedegoso-Branco e a Cheirosa. Além disso, possui em como diferencial ser uma solução concentrada, o que permite o uso de doses menores de herbicida por hectare e um resultado eficiente.
Já a Tecnologia XT-S é composta pelos ativos Aminopiralide, Picloram e Fluroxipir em uma única solução e oferece amplo espectro de controle em plantas daninhas anuais, bianuais e perenes, com destaque para as semilenhosas e lenhosas, promovendo maior produtividade de capim e, consequentemente, maior produção de carne e leite, evitando abertura de novas áreas, e contribuindo para a sustentabilidade por também ser concentrada.