Copeland leva à FEBRAVA soluções com baixo impacto ambiental . Líder global em soluções para o mercado de HVAC-R e com mais 100 anos de legado, a COPELAND estará presente na 22ª edição da FEBRAVA – Feira Internacional de Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar e da Água, realizada de 12 a 15 de setembro, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP).
Localizada nas Ruas F e G #74, a empresa preparou em seu estande de 154 metros quadrados uma experiência única a todos os participantes da feira. Dividido em áreas de interesse, como Aplicações de menor GWP com fluidos naturais (CO2 e Propano) e sintéticos (A2L para AC e refrigeração); Aplicações com maior Eficiência Energética; Soluções integradas, onde estarão as unidades condensadoras e eletrônicos para varejo alimentar e food service, a escolha do local se deu por conta do ponto estratégico, onde estarão os setores voltados para refrigeração, ar condicionado e aquecimento.
Dentre os mais de 27 produtos e soluções expostas, a COPELAND destaca os equipamentos que concorreram ao Selo Destaque Inovação FEBRAVA 2023, quatro deles premiados, elencados como inovadores, eleitos por uma comissão julgadora organizada pela ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento) e por outras entidades apoiadoras do evento. São eles:
– Compressores scroll de velocidade variável projetados para uso em sistemas de refrigeração de média temperatura com fluidos refrigerantes R-744 (CO2), com pressão de operação até 110 bar, adequados para sistemas transcríticos de CO2. Esses modelos apresentam a tecnologia Dynamic Vapor Injection (DVI), que permite uma operação mais suave e eficiente dos sistemas de CO2 Booster em todos os climas, mantendo baixos custos.
– Compressores scroll de velocidade variável (Inverter) para aplicações com propano (R-290); esses modelos se beneficiam das excelentes propriedades termodinâmicas do R-290 e de seu potencial de aquecimento global insignificante. Os sistemas R-290 requerem em média metade da carga de hidrofluorcarbonetos (HFCs). Esses recursos tornam o R290 adequado para atender as regulamentações de gases fluorados.
– Compressores scroll de velocidade variável (Inverter) com motor de ímã permanente, para uso em aplicações de média temperatura e média estendida voltadas para a Refrigeração. Aplicável com R-404A, R-134a, R-448A, R-449A, R-407A/C. Altíssima eficiência em cargas parciais e com expressivo range de velocidade, que traduzem performance e confiabilidade.
– Compressores scroll de velocidade variável (Inverter) com motor de ímã permanente, para uso em aplicações de média e alta temperatura com gás R-410A. Altíssima eficiência em cargas parciais e com expressivo range de velocidade de 900 a 7200 RPM, que traduzem performance e confiabilidade.
– Novas unidades condensadoras com modulação de capacidade proveniente da tecnologia de compressor scroll digital, projetadas para aplicações de média temperatura com fluidos de baixo GWP. Conta também com um sistema eletrônico de monitoramento da linha XCM.
– Série de inversores de frequência EVM de ½ a 30 HP, com opções de entrada monofásica e trifásica, de fácil utilização, com Bluetooth® integrado. Esses inversores são adequados para aplicações em chillers, equipamentos médicos, vitrines, walkins, reach-ins e outras aplicações autônomas.
Vale ressaltar que as Unidades Condensadoras ZXDY foram desenvolvidas para aplicações com fluidos de baixo impacto ambiental como o R-454C e R-455A, com classificação A2L, porém, podem operar com HFCs como o R-404A e misturas de HFO como o R-448/R-449A, possibilitando ao usuário final realizar o retrofit de fluido refrigerante com soluções a médio e longo prazo.
Um dos grandes diferenciais deste produto é o baixo nível de ruído, uma vez que a aplicação de compressores scroll contribui tanto para a eficiência do equipamento quanto para a redução do nível de ruído que, combinado ao isolamento acústico, o torna ideal para instalações em zonas residenciais.
O condensador conta com tratamento superficial a prova de intempéries, prolongando a vida útil do equipamento, mesmo quando instalado em regiões costeiras. As Unidades ZX estão equipadas com controladores eletrônicos, que se conectam facilmente ao Sistema Supervisório XWEB, proporcionado ao cliente final a solução completa para sua necessidade.
Já o Compressor Scroll de Velocidade Variável com inversores de frequência da família EVM para aplicações comerciais, em versões próprias para aplicação em alta, média e baixas temperaturas, garante máxima eficiência e flexibilidade.
Destaque também para o Sistema de Monitoramento Remoto XWEB, com ampla gama de funções dedicadas para o gerenciamento do frio alimentar, ar condicionado e utilidades; Soluções para Câmaras Frias como os Controladores da família XER, desenvolvidos para aplicações de varejo e food service; além das Soluções de Monitoramento da Temperatura para Transporte Frigorificado.
Copeland na FEBRAVA e o impacto ambiental
Com inúmeras unidades ao redor do mundo, fornecendo de soluções climáticas sustentáveis, combinando marcas líderes em compressão, controles, software e monitoramento para aquecimento, ar condicionado e refrigeração, a Copeland também aproveita a feira para divulgar a nova marca, além de ser oportunidade para interagir com clientes, conhecer as últimas tendências de mercado e estabelecer parcerias comerciais promovendo seus produtos e soluções para um público especializado.
“Como Copeland será nossa primeira vez na Febrava e estamos ansiosos para divulgar as mudanças implementadas recentemente através da aquisição dos negócios de Tecnologias Climáticas da Emerson pela Blackstone. A mudança de marca para Copeland reflete o legado de 100 anos de liderança em tecnologia e soluções de HVAC e Refrigeração. Somos líder em soluções climáticas sustentáveis, posicionada para a próxima fase de crescimento com foco aprimorado em inovação para transformar a maneira como as pessoas vivem e trabalham. Como Emerson, temos uma longa história de participação na Febrava, sempre com excelentes resultados. Essa é a maior feira de HVAC-R da América Latina e uma grande oportunidade para apresentarmos as novidades e soluções da marca Copeland para sistemas comerciais, industriais e residenciais, seguindo a tendência de equipamentos de baixo impacto ambiental, redução de emissões de carbono e tecnologias inovadoras com máxima eficiência energética, além de incrementar nosso networking, reencontrar parceiros, fornecedores e amigos. Durante os quatro dias de evento esperamos proporcionar ao público presente uma experiência única através de nossos lançamentos e captar novos contatos por meio da nossa expertise de mercado”, diz André Stoqui – Diretor de Negócios Copeland.
Para Daniel Rohe, Gerente Geral América do Sul da Copeland, a estreia como Copeland será oportunidade para reunir profissionais, fornecedores, empresas, clientes e usuários finais do setor de HVAC-R, apresentando o que há de mais inovador em termos de soluções para refrigeração comercial e industrial, seguindo a tendência no desenvolvimento de produtos com baixo impacto ambiental e máxima eficiência energética e operacional.
“O foco da Copeland na 22ª edição da Febrava está nos produtos de alta eficiência energética associados à tecnologias de baixo impacto ambiental, através da aplicação de fluidos naturais como CO2 e Propano, além dos produtos para aplicações de menor GWP com fluidos A2L. Dentre as soluções, teremos opções para sistemas centralizados e/ou sistemas distribuídos, incluindo unidades condensadoras com modulação de capacidade digital que proporcionam economia de energia, além de contar com recursos eletrônicos amigáveis ao cliente. Todas as nossas soluções possuem grande conectividade através de um portfólio robusto de soluções eletrônicas que disponibilizamos para o mercado. Levaremos mais de 27 produtos que serão expostos durante a feira, como as Unidades condensadoras com compressor scroll digital, projetadas para aplicações de média temperatura com fluidos de baixo GWP; Unidades condensadoras Copeland CO2 combinada a inovadora tecnologia scroll CO2 para aplicações transcríticas com um controle inteligente; e Unidades condensadoras com modulação de capacidade digital, projetadas especificamente para refrigeração de baixa temperatura com fluídos A1 (ZXL-LT)”, informa Rohe.
Paralelamente, a Copeland é copatrocinadora do XVIII CONBRAVA – Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar; e apoiadora do IV Encontro Nacional de Mulheres do Setor AVAC-R.
Recentemente, a Blackstone concluiu a aquisição de uma participação majoritária no negócio de Tecnologias Climáticas da Emerson em uma transação que avalia o negócio em US$ 14,0 bilhões, sob a nova marca Copeland, com base no legado de 100 anos, no reconhecimento global e na influência em todo o mercado, representando um marco significativo na jornada de líder do setor de HVAC-R avançando para a próxima geração de tecnologias climáticas.
Copeland FEBRAVA impacto ambiental