Economia do bem: Cooperativismo de Crédito como agente transformador

Dia Internacional das Cooperativas de Crédito, comemorado internacionalmente na terceira quinta-feira de outubro, convida à olhar impacto positivo na sociedade.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Cooperativismo Crédito transformador

Economia do bem: Cooperativismo de Crédito como agente transformador – O dia 19 de outubro marca as comemorações do Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC). O Sicredi, instituição financeira cooperativa com presença em todo o país, celebra a data, instituída pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu), que neste ano tem como tema “as cooperativas de crédito apoiam pessoas, impulsionam negócios e transformam comunidades”, mostrando como a instituição, por meio do modelo de negócio cooperativo, beneficia os associados e as regiões onde atua.

“O tema do DICC evidencia o diferencial do cooperativismo de crédito que, em essência, apoia pessoas, negócios e comunidade. É um sistema que une viabilidade econômica e viabilidade social: significa dizer que unimos sustentabilidade do negócio a uma razão de ser – um propósito. Como parte do sistema Sicredi, que soma 105 cooperativas engajadas ao propósito de transformar a sociedade, acreditamos que esta construção ganha força quando nos movemos juntos”, comenta o Presidente da Sicredi Ouro Branco RS/MG, Neori Ernani Abel.

Dados do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) do Banco Central (BC), divulgados em julho passado, mostraram que o cooperativismo de crédito é um elemento essencial na promoção da inclusão financeira da população brasileira. O número de associados no país já chega a 17,6 milhões de pessoas físicas e jurídicas. São 800 cooperativas e mais de 9.100 pontos de atendimento, que formam a maior rede de atendimento do Brasil.  Do total de pessoas vinculadas ao cooperativismo de crédito, quase 45% estão ligados ao Sicredi, que tem mais de 7 milhões de associados.

Em nível mundial, informações dão conta que existem mais de 393 milhões de associados e 87 mil cooperativas de créditos em 118 países – números que representam 12,64% do mercado financeiro mundial, segundo o Anuário Coop, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).  No Canadá, por exemplo, 32% da população é associada a uma cooperativa de crédito, enquanto na França este percentual chega a 40%. “Estes dados demonstram a força do cooperativismo de crédito ao redor do mundo e evidencia a oportunidade de expansão do movimento no Brasil”, comenta Neori.

Benefícios do cooperativismo

No primeiro semestre de 2023, o Sicredi também divulgou o quarto estudo da série “Benefícios do Cooperativismo de Crédito” denominado “A Efetividade do Cooperativismo”, com o objetivo de analisar a relevância do atendimento físico para a inclusão financeira plena.

A pesquisa mostrou que a presença de cooperativas de crédito nos municípios resulta em uma alta de 5,6% na renda por pessoa, elevação de 6,2% no índice de empregos formais e aumento de 15,7% do empreendedorismo local. O cooperativismo se diferencia ainda pois pode estar presente em municípios a partir de 2,3 mil habitantes, enquanto outras instituições precisam de, pelo menos, 8 mil habitantes.

Fontes: Anuário Coop (https://anuario.coop.br/mundo/cenario-internacional

Portal do Cooperativismo Financeiro (https://cooperativismodecredito.coop.br/cenario-mundial/expressao-mundial/cooperativas-de-credito-no-canada/)

 

Cooperativismo Crédito transformador