Cooperativa Vinícola Aurora promove “Caminhos para a Inclusão” – Em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, a Cooperativa Vinícola Aurora promove até quinta-feira, 26, o evento “Caminhos para a Inclusão”, que faz parte do projeto social Cooperar para Incluir. Os encontros abertos ao público buscam promover a conscientização da sociedade sobre a diversidade e a inclusão, por meio de palestrantes especializados no assunto.
A semana “Caminhos para a Inclusão” ocorre em parceria com Associação Integrada do Desenvolvimento do Down (AIDD) e Associação Pró Autistas Conquistar (APAC), por meio do Fundo Social, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS).
O presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora, Renê Tonello, diz que promoção da diversidade e da inclusão, assim como a adoção de ferramentas e estratégias para facilitar a comunicação entre todas as pessoas, é uma das preocupações do cooperativismo.
“O Cooperar para Incluir visa promover o desenvolvimento de pessoas com algum tipo de deficiência em colaboração com associações locais. Essas ações são parte do compromisso da Aurora em desenvolver um ambiente mais inclusivo e acessível para todos, reforçando a importância da diversidade e do respeito mútuo”, ressalta Tonello.
Comportamento, inclusão e autonomia
A abertura oficial da programação “Caminhos para a Inclusão” ocorreu na terça-feira, 24, com as boas-vindas do presidente da Aurora, Renê Tonello, e apresentação da Roda de Capoeira das associações APAC e AIDD, de Bento Gonçalves. Após, um bate-papo ministrado pela coordenadora da Casa Semente Unimed Serra Gaúcha, Rosani Graebin, especialista em Análise do Comportamento Aplicada para Autismo, abordou as estratégias de cuidado para pessoas com transtorno do espectro autista, com orientações para pais e profissionais.
Na quarta-feira (25), o destaque foi a palestra “Do nascimento a descoberta do autismo”, com Marcos Petry. Músico, autista e autor de quatro livros, ele abordará temas relacionados ao comportamento e à inclusão a partir de suas experiências de vida.
O encerramento do evento ocorre na noite de quinta-feira (26). A programação da noite inclui uma palestra com a pedagoga, escritora e intérprete de Libras Isabel Damian, que abordará a acessibilidade atitudinal, comunicacional e arquitetônica. O encontro terá a participação especial do acordeonista com deficiência visual Alexandre Battisti.
Ainda integrando a semana do “Caminhos para a Inclusão”, antes dos painéis, das 18h às 19h, ocorrem exposição das obras de artes produzidas pelos beneficiários da APAC, também na Fundação Casa das Artes. As pinturas estarão disponíveis para compra, com o objetivo de arrecadar fundos para a entidade.
Cooperativa Vinícola Aurora promove “Caminhos para a Inclusão”