Convênio recupera 726 máquinas atingidas pelas enchentes – Programa que auxilia empresas atingidas pelas enchentes de maio de 2024, o Recupera Indústria RS aportou R$ 9,4 milhões na recuperação de maquinários. Um total de 726 equipamentos industriais voltaram a operar com o apoio do convênio de cooperação técnica assinado em julho do ano passado pela ABDI, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) e a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).
O convênio entre as instituições estabeleceu a meta de atender pelo menos 100 empresas com o investimento de R$ 85 mil para a execução do Plano de Ação Individual (PAI) de cada negócio. A metodologia PAI foi desenvolvida por pacotes de trabalho padronizados para a restauração do funcionamento mínimo de cada empreendimento a partir de avaliações técnicas e manutenções corretivas das máquinas. O valor concedido pela Agência foi destinado à aquisição de peças e componentes de manutenção corretiva das máquinas industriais e ao pagamento de mão de obra técnica terceirizada.
Foram reparadas uma média de sete máquinas industriais, entre estacionárias e não estacionárias, por empresa atingida pelas . As estacionárias são fixas em um local específico dentro da fábrica ou linha de produção e normalmente são ancoradas para garantir estabilidade, como tornos, prensas e esteiras transportadoras. As não estacionárias são móveis e podem ser transportadas para diferentes locais, conforme necessário, como empilhadeiras, compressores móveis e ferramentas elétricas manuais.
A ideia é que as ações do Recupera Indústria RS tenham continuidade. Neste momento, está sendo estruturado o próximo plano de ação para o programa. “Estamos avaliando a possibilidade de iniciar um novo ciclo dessa parceria entre ABDI, Senai e Fiergs para expandir as iniciativas de reestabelecimento da indústria gaúcha”, comenta a analista de Produtividade e Inovação da ABDI Claudia Alves.
Recupera Indústria RS
O convênio assinado pela ABDI foi um importante auxílio ao Recupera Indústria RS, iniciativa do Sistema Fiergs e de sindicatos industriais engajados no restabelecimento das empresas do estado. Com execução do Senai-RS, o programa promove a recuperação de equipamentos, a qualificação profissional e a facilitação de contratação de novos talentos pelas empresas atingidas pelas enchentes.
A iniciativa tem como alvo o reerguimento de 10 mil estabelecimentos industriais de todo o RS e cumpriu cinco etapas: cadastro e autoavaliação, seleção, diagnóstico, execução e avaliação dos resultados. “Estamos concluindo a quarta etapa do programa e em breve divulgaremos os resultados finais”, acrescentou Claudia.
Sobre a ABDI
A ABDI formula e executa ações que contribuem para o desenvolvimento do setor produtivo nacional. Sua missão é promover a transformação digital dos negócios por meio do estímulo à adoção e à difusão de tecnologias, a novos modelos de negócios e à política de neoindustrialização, com atenção especial à economia sustentável e à indústria verde.
A Agência atua na interface entre governo e empresas para qualificar políticas públicas e ações estratégicas voltadas ao aumento da competitividade e da produtividade da economia brasileira frente aos desafios da era digital.
Convênio recupera 726 máquinas atingidas pelas enchentes